O Desafio dos Super-heróis dos Tempos Modernos: Impulsividade e Intimidação

O Desafio dos Super-heróis dos Tempos Modernos
O stress e a velocidade com que tudo muda hoje em dia, de tecnologia a comunicação, é o gatilho para a impulsividade estar desde o trânsito ao ambiente de trabalho!
Como dizia a minha vó: super heróis na vida real não existem :/

A máscara dos “super heróis” de hoje em dia caiu

E Impulsividade é confundida com Força!!!
Atitude reativas são vistas como ‘temperamento forte’… algumas vezes, quase para justificar a reação nada positiva, fala-se: fulano tem personalidade forte, por isto age assim!
Já dizia He-man, um personagem dos desenhos animados de poucas décadas atrás: “Eu tenho a Força”!
Curioso é ver pessoas que assumiram esse traço como valor máximo para suas vidas, só que entre Ser Forte e Aparentar ser… existe um abismo de diferença.
Demonstração de força, ao contrário do que parece, raramente é manifestação de força em si; mas impulsividade, que é atitude reativa de auto-defesa quando existe uma deficiência, ou literalmente fraqueza!

ser forte & aparentar força

A forma com que muitos agem passa longe de ser considerado herói, mas desemboca no vilão, oposto de toda dádiva que a força real proporciona; já que via de regra, a reatividade descamba para a intimidação o que é o avesso da assertividade, proteção ou defesa. 
Alguém com ‘gênio’ forte, que na realidade está sendo fraco… acredito que é simples identificar!
Mas saiba que este é um vício emocional e é preciso se fortalecer, para que o vício estrutural da personalidade não domine o meio de campo fazendo marcação serrada que impede realizações.

  1. Será que ser Forte é essencial para que você seja respeitado?
  2. E demonstrar que tem o Domínio ‘do jogo’ é importante para aquele cliente que passa na dose quando diz ser apenas enérgico e objetivo com os outros??
  3. Para você o Combate faz parte da vida tal qual assistir a um filme ou tomar água? A queda de braço no fundo lhe atrai?

Domínio de ‘jogo’ é essencial?!

Cada EneaTipo revelado pelo Eneagrama possui um conjunto de valores TOP (valores máximos) e conhece-los é abrir o leque de entendimento dos 9 tipos e claro, é o início da auto superação. Ninguém supera o que não reconhece!
Sinceramente, não entendo como alguém no mundo ainda busca se relacionar com alguém, negociar, transformar, abordar ou apoiar, calçando-se em PODER e DOMINAÇÃO, revestindo-se de toda ‘glória’ que imagina ter, para alcançar objetivos por meio da força;  IMPULSIVA e reativamente, pois até aqui só soube ser assim.
O tipo 8 do Eneagrama tem um de seus valores TOP (máximo) a FORÇA, valoriza pessoas fortes e mostra-se como tal.
Sabe, sem conhecer ao menos o Real sistema de Valores de seus clientes, colaboradores ou gestores, fica muito difícil a precisão na condução do desenvolvimento de pessoas e assim você compromete os resultados desejados.
O hábito de impor-se ao invés de propor é um indicativo de que a Dominação e a Intimidação, podem estar presentes, ou virem a ser disparadas juntamente com a impulsividade.
Este é um padrão de comportamento, no qual a pessoa se coloca como se vivesse em um campo de guerra, aonde só existem duas escolhas: Matar ou morrer!
A impulsividade retro alimenta o vício emocional da intimidação. Seja EXPERT em GENTE e vá direto aos pontos de Mudanças!
Saiba como tornar-se EXPERT nos 9 TIPOS humanos! DESCUBRA o sistema de VALORES de qualquer pessoa e seja mais EFICIENTE em seus resultados por meio de pessoas!

                                                                                                                                                          Impulsividade

A paixão pelo desejo desenfreado e impulsivo pelo poder, pela ambição em demonstrar superioridade e controle, com origem na Luxúria, pode ser melhor compreendida como um “vício de intensidade”.
Preste atenção nessa frase: “Quando somos tomados por estas loucuras, paixões desenfreadas, nós lutamos por elas, discutimos, argumentamos e isso não passa de ego.
Acreditamos ter a sensação de vitalidade e liberdade através da intensidade de nossas interações com os outros”; isto é relato de uma pessoa com personalidade assumidamente intempestiva, ou impulsiva, como ele mesmo afirma.
E continua: “Nos sentimos fortes e capazes de tudo, é uma força avassaladora e impulsiva que pode demolir tudo que vemos pela frente e os sentimentos também serão combatidos, nessa hora já não importam”.
Ressalto a palavra: Combatidos. Combater representa bem o vício emocional de pessoas excessivamente impulsivas, que tem a luxúria como emoção predominante.
Mas como lidar com pessoas com essa postura sem ter que se sujeitar a combater o tempo todo? Ou se você for excessivamente impulsivo, reflita em…
 
Intimidar é demonstração de fraqueza e não força e nasce da impulsividade!
A grande necessidade de auto-afirmação transforma-se no desejo de dominar e coagir o ambiente e as pessoas que nele vivem, não importando quem seja.

busca de controle pelo combate

É a busca da força e sua demonstração inconsciente. Ironicamente, pessoas nesse “estado” ficam completamente fora de controle, essa é a maior demonstração de fraqueza que se possa dar.
Essa é a manifestação prática da luxúria como emoção básica, quando passa da dose, ela sustenta a personalidade mais “combativa” revelada pelo Eneagrama.
Quando essa emoção não é reconhecida objetivamente, domina a própria pessoa e aos outros, buscando o controle de forma avassaladora e com consequências desastrosas.

O que você quer ser: um grande Motivador ou um Tirano?

Seja contra quem for, a vingança aleatória é contra tudo e todos e está muito presente aonde a impulsividade é quem está no domínio.
O traço da impulsividade, no eneagrama, quando na dose certa  – quando impulsividade está sob controle – na prática revela pessoas que lutam contra a injustiça (“Se você passar a perna nele, terá consequências!”). Falando aqui de um padrão comum do tipo 8 saudável, em equilíbrio (, nem desintegrado, nem totalmente integrado. É o Protetor
Pessoas intempestivas, via de regra tem o viés da vingança (e o Eneagrama descreve isto bem)…
Esse tipo de personalidade precisa fazer “tudo a seu modo”, para isso, ao invés de enfrentar a si mesmo, facilmente partem para o combate, chegam a ter gosto pelo confronto.

o ego tirano faz tudo a seu modo sem sensibilidade com outros

A virtude da inocência, postura oposta ao ego natural de excessiva autodefesa que ataca para manter-se “seguro”, quebra qualquer excesso da energia luxuriosa e a impulsividade é então controlada, amenizada, contida.
A inocência nos remete às crianças e, é algo intrigante, sempre vemos virtudes em tudo que uma criança faz. Algo profundo, sentimento limpo, humano: é a própria simplicidade.
Quando estamos presentes e “acordados”, não dominados pelo nosso ego, nosso comportamento ilibado, sem artifícios ou manipulações. Nossas respostas para a vida e para outras pessoas são sinceras, diretas, sem subterfúgios.
O universo nos invade, ficamos íntimos dele, como se fossemos feitos um para o outro. Esse é o estado da benevolência em relação a nós mesmos, aos outros e ao mundo. É o estado da consciência, da nossa própria essência; que vai além de nossa personalidade, pois a consciência não cabe dentro da mente que está no cérebro. 

Consciência é mente superior que independe de corpo físico. 

Bem, esse papo quase descambou para o campo espiritual, mas quem somos nós antes de mais nada, que seres de luz, já que a formação da personalidade se formou na infância, mas a consciência, esta já estava lá!
Bem, antes de falarmos de como sair da matrix da mente inferior (cérebro), é preciso dominar e reprogramar emoções viciadas, que levam a ações no piloto automático.
Para tanto, é preciso reconhecer certas debilidades, como por exemplo a impulsividade… entre tantos CÓDIGOS internos que fazem parte das nossas máscaras (persona, personalidade).
Mais que Descobrir é aplicar o método de autentificação, apoiando outros (clientes por ex.) em sua descoberta nessa jornada é o caminho para transformar pessoas, levando-as a sua versão maior, para que alcancem seus próprios objetivos e realizações! 

O que preciso para fazer isto? você pode estar se perguntando.

4 Simples Etapas para Acabar com os Efeitos Nocivos da Impulsividade

Sei que simples não significa fácil, mas a paciência é uma virtude e leva ao autodomínio:
. Reconheça sua existência
. Silencie antes, fale depois
. Escute antes, aja depois
. Pense um pouco mais…

CLIQUE AQUI para saber como ENTENDER de GENTE, sendo EXPERT em ENEAGRAMA!

E você já pensou em Poder Descobrir os maiores Desafios da Personalidade de qualquer pessoa, sendo Analista Comportamental Eneagrama?
Imagina descobrir o ‘jeitão de ser’, fortalezas e debilidades, dons e talentos, Crenças e Valores e outros CÓDIGOS SECRETOS DA AUTO-LIDERANÇA seja de amigos, até ‘pretendentes’, ou de clientes a líderes nas equipes de trabalho indo #MaisFundoemMenosTempo, Direto aos Pontos de Mudanças!  
VEJA como Agora Mesmo!!!

E Inscreva-se na Newsletter AQUI e fique por dentro de novas turmas, assim você já recebe o eBook Lapidando Diamantes gratuito!

Clarissa Corrêa
FORMADORA DE EXPERTS EM ENEAGRAMA.

Gostou desse artigo?

Share on facebook
compartilhar no Facebook
Share on twitter
compartilhar no Twitter
Share on linkedin
compartilhar no Linkdin
Share on pinterest
compartilhar no Pinterest
Clarissa Correa

Clarissa Correa

Formadora de analistas comportamentais com foco na identificação de perfis de liderança, autoconhecimento e auto liderança na gestão emocional, resolução de conflitos em equipes de trabalho e outros relacionamentos e descoberta de propósito pelo mapeamento de dons e talentos das 9 personalidades.

deixe um comentário

Últimos Artigos