Você é um bom Líder, Chefe ou Empreendedor?

 

Qual a diferença entre Líder, Chefe e Empreendedor? 

Nem todos realmente estão preparados ou capacitados para serem líderes, menos ainda empreendedores, muitos são apenas chefes. Já nem gosto muito desse termo, pois uma empresa não é uma aldeia indígena, mas o fato é que muitos indivíduos ainda hoje, não podem ser chamados de líderes, o termo correto é chefe.

Chefe é aquele que ocupa uma posição hierárquica, aonde manda quem pode e obedece quem tem juízo, já o líder é a pessoa que sabe lidar com outras pessoas, suas competências vão alem das puramente técnicas, busca manter a equipe motivada; isso pode parecer simples, mas com certeza não é fácil.

E empreendedor? Além de lidar com outras pessoas, lida bem consigo mesmo. Um bom empreendedor é antes de tudo um líder de si mesmo. Mas nem sempre um bom líder de equipes, tem as competências necessárias para empreender, apesar do fato de que , lidar com o outro, requer habilidades de auto-liderança ou autogestão.

Há muitos liderados que são líderes natos, instintivamente o são. Eles têm o feeling para gerir equipes, possuem competências emocionais que sustentam sua liderança.

Sendo líder nato ou não, liderança real é algo que se conquista. Pode sim ser aprendida, desde que haja humildade para esse tipo de aprendizagem. É comum encontrar executivos que, pelo apego ao poder atrelado ao cargo hierárquico, acredita ser líder. (mesmo sendo apenas chefe, pois não possui habilidades interpessoais)

A capacitação de alto nível é a melhor estratégia (sendo a capacitação em Eneagrama a mais valorosa que conheço para desenvolvimento de competências emocionais para a liderança); muitas pessoas que já são “chefes”, desenvolvem-se para se tornarem líderes competências, que ganha o engajamento da equipe não pela “força”, mas pelo estilo de liderança e comunicação que passa a desenvolver internamente.

 

Simples Diferenças entre um Chefe e Líder de Excelência:

Líder: motiva a equipe a desempenhar bem suas funções;

Chefe: apenas delega as funções;

Líder: sabe ouvir, além de cobrar;

Chefe: manda e cobra resultados;

Líder: aconselha quando necessário; (aberto ao diálogo)

Chefe: não tem jogo de cintura para lidar com pessoas;

Líder: conquista o respeito das pessoas;

Chefe: impõe pelo medo;

Líder: procura motivar e engajar

Chefe: pressiona e ameaça (ainda hoje)

Líder: não se deixa levar pelas aparências, sabe onde está o “x” da questão e extrai o melhor das pessoas

Chefe: só vê o que foi feito ou deixou de ser e assim perde talentos, aumentando custos com “turnover”, treinamento, etc

 

Muito se fala do papel do líder em uma empresa. A grande maioria reclama de seus chefes por não serem bons líderes. A capacidade de lidar com pessoas é uma competência inegociável para o sucesso ao liderar equipes; o que vai alem de gerenciá-las.

O chefe é aquele que “manda”, já o líder aponta a direção e “vai na frente” ou se não vai; é porque já esteve lá… ele sabe o que fala porque conhece e não da o “peixe pronto, mas ensina a pescar”.

Todo líder é chefe (no sentido de exercer alguma influência… nem que não seja hierárquica), mas nem todo chefe é líder. Encontrar chefes que são líderes tem sido um desafio. Alguns líderes dentro do próprio trabalho acabam se destacando muito mais que o próprio chefe (superior imediato hierárquico).

Isso porque um líder é uma pessoa autônoma, consciente e com habilidades interpessoais e competências emocionais, que usa a favor da liderança.

 

Como Reconhecer um Líder?

Um bom líder é honesto consigo mesmo e com todos que trabalham com ele. Além disso, basicamente:

  • Tem capacidade de ver que errou e reconhecer estes erros;
  • Assume um compromisso;
  • Tem atitude positiva e criativa;
  • São pessoas inspiradoras;
  • São capazes de envolver a equipe;
  • Desenvolve sua equipe, treina
  • Mantêm a pratica do feedback

 

E quais os Atributos Básicos de um Empreendedor?

No mínimo possui as mesmas de um líder. Pois é líder de si mesmo 100% do tempo.

Assim, o autodomínio é qualidade ímpar, que lhe confere o comprometimento de se manter fiel às próprias escolhas.

A auto-gestão das emoções deve acontecer de forma ampla e profunda, juntamente com o conhecimento e atitudes empreendedoras, para que o sucesso ocorra, independente de ramo ou atividade exercida.

One thought on “Você é um bom Líder, Chefe ou Empreendedor?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *