Vendedores Natos Existem?

Hoje vamos falar sobre “Noções básicas de vendas adaptadas aos vários tipos de personalidade”. Uma dúvida comum é: como analisar os diversos tipos de personalidades e verificar qual é adequada à área comercial, mais especificamente Vendas?

Simples, vou usar como base os diversos tipos do eneagrama e seus dons e talentos relativos que se encaixam como uma luva na atividade de vendas.

As Vendas e a Gestão de Pessoas

No passado, o estudo da personalidade humana era algo especifico de psicólogos e nas empresas essa análise era utilizada somente no setor de recursos humanos. Entender o que motiva as pessoas sempre foi considerado muito complexo para outras pessoas analisarem e interpretarem.

No entanto, hoje, há cada vez mais pessoas interessadas em descobrir o que motiva de fato cada pessoa, como ela funciona “por dentro” e principalmente como se comunicar com ela para que os relacionamentos sejam satisfatórios, sejam pessoais ou profissionais. E no trabalho, vemos que a elaboração do plano de gestão de recursos humanos hoje é exclusivo a cada área especificamente. Exemplos: Recursos Humanos, Vendas, Controladoria, Marketing…

O mundo evoluiu e as pessoas também, ainda bem! a demanda pelo desenvolvimento de pessoas cresceu, juntamente com a curiosidade e busca pelo entendimento sobre as motivações e talentos existentes e necessários para a boa comunicação. Assim, a importância do capital humano cresceu, com isso surgiram outros tipos de serviços para o desenvolvimento de pessoas, como: Counselling, treinamentos, coaching, mentoring…

Essas diferentes formas de desenvolver pessoas tem um ponto de convergência que visa explorar as personalidades para o melhor desempenho de uma atividade específica e melhores resultados. Sem uma compreensão das personalidades, muitas dessas decisões serão baseadas em palpites, na base da adivinhação. Mas isso não precisa mais ser assim; aliás não deve.

Ao compreender e utilizar as personalidade indicadas e baseadas no método do Eneagrama, os gestores podem tomar decisões confiáveis no que se refere aos diferentes potenciais e as diferentes estratégias de gestão de pessoas. Inclusive para a área de vendas.

A Personalidade de um Grande Vendedor

Existem muitas razões pelas quais os gestores, ou gerentes, supervisores devem buscar compreender as personalidades das pessoas com as quais trabalham. O tipo de personalidade ajuda esses líderes a conhecerem o que motiva quem. A Personalidade indica sobre o que uma pessoa tem facilidade, no que ela tem habilidade e flui naturalmente; como por exemplo, conversar com outras pessoas, ou perceber facilmente as necessidades dos outros com empatia, isso são talentos!

A pessoa que tem um tipo de personalidade com características necessárias a área comercial tem uma vantagem competitiva natural nessa área. Esse potencial uma vez identificado, poderá ser lapidado, desenvolvido, “explorado” ainda mais.

Por exemplo, se o que ele gosta é lidar com o publico, atender as pessoas, mais facilmente irá de destacar nas vendas. Na bibliografia de Mary Kay Ash, uma das grandes empreendedoras dos últimos tempos no mundo, citada pela revista Forbes e outros importantes meios, ela conta que começou nas vendas porque queria poder indicar a todos os pais aqueles livros sobre criação de filhos. Queria se comunicar, conversar com as pessoas sobre o assunto, poder ajudar e claro, vender.

Sentir-se bem faz Toda a diferença…

O Tipo de personalidade é a chave para prever como as pessoas vão se comportar em determinadas situações extremas, como estando sob estresse, quando lidar com uma mudança ou tomar decisões importantes. Um líder comercial tem um tipo de personalidade assertiva, aquele que você sabe que vai cumprir o seu papel, e nesse exemplo poderá ser um tanto controlador, o que acaba acontecendo em relação ao desempenho da equipe, sua forma é única de liderar os outros, e seu estilo será de acordo com seu perfil do Eneagrama.

O que é uma qualidade, quando exagerada, acaba atuando na prática como um defeito, ou vice-versa. Mas quando o líder tem autoconhecimento e o utiliza com sabedoria, consegue neutralizar seus pontos fracos e otimizar seus pontos fortes e de sua equipe.

Tem gente que não nasceu para ser vendedor, mesmo!! porque tem outros talentos… mas pode aprender, desde que aprenda a sentir-se bem vendendo. Se sentir bem na própria profissão é essencial, ainda mais nas vendas!

Tem gente que se encaixa melhor na liderança da equipe de vendas… mesmo não sendo um ótimo vendedor! Importante mesmo é a pessoa certa estar no lugar certo! E não forçar a barra… porque existem vendedores natos, com um perfil favorável, porque além do tipo de personalidade contribuir, essa pessoa é automotivada, tem emoções positivas atreladas a atividade das vendas. O que nem sempre é visto, mas faz toda a diferença nos resultados.

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