Como virar o jogo com a Sogra de Temperamento Difícil?

 

Sua Sogra tem Temperamento Difícil?

Como fazer com que o turbilhão de “problemas” pessoais que muitas vezes existem, não prejudiquem o desempenho profissional? Já que é complicado deixar essas questões do lado de fora da empresa, e vice-versa, o mesmo se aplica às questões profissionais, para dentro de casa.

Os maiores problemas a serem administrados em um casamento são: o tipo de educação ou criação muito diferentes, assim como hábitos e valores muitas vezes opostos, trazem à tona os desentendimentos e conflitos.

A grande verdade é que quando casamos; não nos “ligamos” somente com a pessoa escolhida, mas também com a família do outro.

Não é de hoje que noras/genros e sogras se desentendem. Casamentos são desfeitos, muitas vezes por conta disso. Em muitos casos, uma simples conversa vira confusão. Pesquisas foram capazes de identificar que a influência das sogras é realmente grande sobre a vida do casal quando esta mora perto, ou na mesma cidade.

A interferência da sogra é o principal motivo de muitas separações.

Muitas mães têm a sensação de que a nora está lhe roubando o filho. Quebrando este forte laço estabelecido durante toda a vida. E é por este motivo que muitas sogras fazem mesmo que inconscientemente críticas, que sugerem defeitos nos gestos do outro/a e tentam a todo custo continuar exercendo um papel decisivo nas escolhas dos filhos.

Por exemplo, o nascimento de um bebê pode ser um divisor de águas, ou a nora recorre à sogra nesse período, valorizando sua experiência, quando não tem apoio de outra forma; ou a batalha poderá estar travada, uma vez em que a nora pode se achar suficientemente capaz de assumir os primeiros cuidados do filho e inclusive, bloqueia qualquer tipo de ajuda, a qual ela tacha como intromissão. É preciso cautela nesta fase, para que não afaste o neto da avó, ou o marido da sogra por oura falta de habilidade emocional nesse momento de alegria, porém muitas vezes delicado.

Pior ainda se a sogra possui “temperamento difícil”, como ciúmes a todo momento e ainda acha que é a “principal” figura feminina na vida do filho.

O papel do cônjuge é muito importante para estabelecer uma convivência saudável entre nora e sogra a partir daí, quando não antes mesmo, já houveram rusgas desde o momento do casamento por exemplo.

Então, como fazer para que esse turbilhão de “problemas” não interfiram no lado profissional?

Os desentendimentos e conflitos com a sogra podem trazer baixo rendimento na carreira, se o indivíduo não for completamente capaz de equilibrar e melhorar esse relacionamento, ele pode sim ter dificuldades na produtividade e harmonia interior, afetando assim todas as áreas da vida.

 

5 Dicas para Virar o jogo com a Sogra de Temperamento Difícil

 

1- Fundamental é encontrar o Ponto de Equilíbrio entre o Pessoal e o Profissional

Saber quando e como  se dedicar mais a um ou a outro.

 

2- Saber quando Falar e quando Silenciar

E isso é bíblico: “Momentos de silenciar e momentos de marchar”. Então se algo não lhe agrada e você realmente repudia, deve ser conversado, de nada adianta jogar para debaixo do tapete. Mas se há como “relevar” algo em prol da boa convivência e isso não afeta negativamente outros e não vira uma bola de neve; sábio é silenciar.

 

3- Conversar Abertamente com a Sogra

Pode ser uma boa saída, dizer abertamente que você está na família para somar e não dividir. Já pensou nisso? As vezes abrir o jogo com transparência faz toda a diferença; tente antes de mais nada trazer ela para você, conquiste a sogra!

 

4- Muitas vezes se faz Necessário Apaziguar Conflitos

Converse com os dois elementos que envolvem o conflito, existe uma tendência a fuga desses momentos, isso além de não ajudar, pode piorar com o prolongamento do mal estar. Quando vocês está com dor de dente, não ;e melhor ir o quanto antes ao dentista? o mesmo ocorre com os conflitos…

 

5- Estabelecer Regras Irrefutáveis

…pelas quais nem a sogra, nem ninguém poderá transpôr, pois se isso não for respeitado; sua sogra não só será capaz de destruir seu casamento, como sua carreira também!

Não gaste energia com assuntos que não valem à pena, às vezes não ligar para certas atitudes da sogra é o melhor a ser feito.

Sei como é difícil separar as relações pessoais das profissionais, mas é importante priorizar e colocar cada coisa em seu devido lugar com respeito, mas muita firmeza.

 

Clarissa Corrêa 

FORMADORA DE EXPERTS EM ENEAGRAMA 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *