Ser Feliz ou Bem sucedido(a)? Uma Reflexão em Apenas 2 Etapas

Ser feliz ou bem sucedido(a)? Sucesso e Felicidade andam juntos ou parecem incompatíveis?

            Já reparou que para algumas pessoas sucesso e felicidade tem o mesmo significado, andam lado a lado. Já para outras, é difícil conciliar; manter o foco no trabalho, sem relegar relacionamentos pessoais importantes e família. Muitas vezes o sucesso, faz a felicidade parecer uma miragem distante, difícil de aproximar.

Mas acredite, é possível. O problema é que grande parte das pessoas distorce totalmente o significado de ambos.

            Hoje trabalhamos muito, incansavelmente. Quem não quer prosperar, comprar a sua casa, seu carro, poder viajar e ter uma família para usufruir junto. Afinal, ninguém é uma ilha. Para tudo isso, é necessário trabalhar, investir tempo. E o campo do relacionamento se enquadra nisso sim! Isso porque felicidade a dois express não existe. No início tudo são flores, pois as máscaras ainda existem. Conforme a intimidade aumenta, a máscara vai caindo. Passamos a nos mostrar mais e os conflitos aparecem, junto com as imperfeições. Felicidade no relacionamento, precisa de tempo e dedicação.

E neste ritmo forte de trabalho, quando com muitas viagens por exemplo, sem o tempo de qualidade e a dedicação necessárias, o que resta do relacionamento??  

 

Ilusão da Felicidade

Muitos perseguem o dinheiro, o status e o poder a qualquer custo, pois associam isto a felicidade. É como se quanto mais os tiverem, mais felizes serão. Isso é um grande erro; quando não há mais espaço aos desejos, sonhos e realizações.

Já ouviu algo assim? “Para mim o importante é apenas ganhar dinheiro e não importa como”. Essa intrepidez desenfreada, seja por dinheiro e poder, de certa forma pode acabar limitando a sua vida, seus desejos, relacionamentos, sonhos e realizações. Aonde fica o lado humano de tudo isso, quando o foco central da sua vida é o ter e não o ser? Porque você está aqui?? Qual a sua função no mundo? Steve Jobs ganhou muito dinheiro evidentemente, vindo de sua contribuição com o progresso. Isso é fantástico!

Percebe a diferença entre ganhar dinheiro e cumprir sua missão?

            Outro erro comum: associar a felicidade quando se adquire algo. Sim, é muita alegria quando compramos o carro, ou aquele objeto que estamos querendo a algum tempo, mas isso é um momento de satisfação – passageiro. A felicidade é muito mais que adquirir. E acredite ela pode estar presente naquele seu trabalho chato, ou nas dificuldades na vida que você tem. Ontem mesmo li uma frase assim: “Há aquele que se sente livre estando preso e o que se sente preso, estando livre”. O que ela tem haver com tudo isso? Ou, o que você entende sobre isso ou conclui?

 

O que é ser bem sucedido(a)?

Primeiramente desconstrua o que você considera como pessoa bem sucedida, se quiser refletir um pouco além. Definitivamente, não é necessariamente a pessoa que trabalha em um multinacional com uma vida estável. Ou um grande empresário com mil projetos na cabeça e vive viajando, correndo de um lado para o outro.

Alguém que é bem sucedido é aquele que é feliz por aquilo que faz, realizado com os resultados que obtém e que consegue conciliar as áreas da vida como trabalho, relacionamentos e outras que tão importantes quanto… de acordo com sua própria definição de sucesso e felicidade. E essa definição não é puramente racional, mas vem do coração e está ligada a seus próprios valores. Simples assim. Um monge budista, pode ser muito mais bem sucedido, do que um milionário americano.

 

Descomplicando a Vida

            A felicidade começa com o autoconhecimento, entendendo o que nos faz feliz e nos completa. E quando você refletir o seu brilho, no seu caminho escolhido, o sucesso acontece. Isso para você é sucesso. Aqui você poderia reduzir isso pensando: Então quer dizer que preciso ser feliz para depois ter sucesso?

            Não é necessariamente nessa ordem. Mas quando tomamos decisões pautadas na nossa autenticidade, é comum vermos a luz no final do túnel, já no começo dele e a vida não parece mais tão misteriosa ou difícil de ser desvendada. Precisa apenas ser vivenciada para o crescimento da alma e fortalecimento do espírito. Pense nisso!

 

Clarissa Corrêa

FORMADORA DE EXPERTS EM ENEAGRAMA

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *