“Provoque o conflito”! e ganhe harmônia…

conflito

“Provoque o conflito”! traga verdades a tona e ganhe harmônia…

Conflito: Como resolvê-lo?

“Provoque o conflito”! traga verdades a tona e ganhe harmônia…

Tenho uma analogia ótima para isso e surgiu assim: Assisti a uma ação de bombeiros ao vivo e quando eles começaram a jogar água, provocou mais fogo ainda! Isso mesmo, no primeiro segundo isso foi visível, o fogo duplicou de tamanho; mas depois apagou – totalmente! Lembrei-me automaticamente da gestão de conflitos em muitas empresas, onde ela se resume a ignorar a situação. O lema nesse caso é: ”Deixemos as coisas como estão para evitar conflitos”, isso é o correto! Na visão deles pode até ser correto, mas não funciona para o término do conflito. Afinal, a questão é ser correto e não fazer nada para não correr o risco de errar, ou agir para por fim ao conflito e conquistar, enfim, a harmônia? mesmo que exista um preço aí… mas agir com bom senso é o ideal.

O que acontece quando o líder interfere no conflito?

Quando o líder decidir interferir e trouxer as pessoas para estabelecer uma conversa, para que ambas as partes sejam capazes de compreender um outro ponto de vista (mesmo sem concordar), ele precisa chamar para si a responsabilidade da mediação, que envolve manter a ordem, dando algum tempo para comunicação de mão dupla, mantendo a objetividade, pois num primeiro momento é provável que os ânimos estejam acirrados. Isso é natural, pois para limpar a casa é preciso tirar a sujeira debaixo do tapete antes e encarar o que não sequer ver mais. “Provoque o conflito”, faça a mediação… e conquiste harmônia.

Nesse sentido, você vai de encontro ao ponto de conflito – sei que as vezes parece que isso é jogar mais lenha na fogueira,  pois sabemos que os primeiros cinco minutos são os mais difíceis, mas é o único caminho para o fim do conflito! Se o líder agir com inteligência e sabedoria, as faíscas iniciais vão se apagando progressivamente, pois a comunicação torna-se transparente, eliminando os mal entendidos.

Esse é o caminho para a gestão de conflitos eficiente! É preciso liderança real para acontecer. Apenas duas pessoas que não se suportam, são capazes de contaminar grande numero de pessoas, que precisam manter contato na empresa.

Um líder preparado age na proporção inversa em que a situação ocorre. Ele então não toma partido, mas não se omite, age objetivamente, mas com com inteligência emocional. Essas são as quatro grandes qualidades e/ou ações de um grande líder na gestão de conflitos, pois as “rusgas”existentes no relacionamento humano, incidem diretamente na produtividade da empresa. (isto é tema para outro artigo)

Assim, um líder emocionalmente inteligente é a espinha dorsal de uma equipe inteira de pessoas com alto nível de habilidade emocional e comunicação efetiva. Pena que é raro!

Mas tenho uma notícia em relação a isso tudo o que vemos no ambiente de trabalho:

Qualquer um pode aprender a exercer a liderança real que há em si. Só existe um pré-requisito: Tem que querer.

E só tem um caminho; que é o de dentro para fora. E não tem atalhos! Simples assim, mas se é tão simples, porque então existem poucos líderes de verdade? talvez seja porque, em geral, as pessoas não buscam desenvolver suas habilidades Emocionais, sem falar da Espiritual…

Tudo o que vale a pena exige um movimento nessa direção. Quer ser um grande líder que inspira pessoas? O autoconhecimento e o desenvolvimento das competências emocionais são caminhos efetivos para o sucesso nesse sentido.

Minha Dica é: enquanto você busca desenvolver suas próprias habilidades emocionais de n formas, caso não haja internamente um líder preparado para mediações, contrate um mentor em caso de necessidade extrema. Quando ela é extrema? você pode por exemplo, analisar as métricas… será mesmo que a queda na produtividade, não tem relação direta com os problemas emocionais e comportamentais da equipe?  A mentoria na gestão de conflitos é um nicho bem específico, mas existem pessoas com tal preparo, paralelamente o líder precisa ter inteligência emocional e o workshop de Eneagrama é essencial nesse quesito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *