2 Grandes Razões para se Colocar a Pessoa Certa no Lugar Certo

 Coloque a Pessoa Certa no Lugar Certo

Pessoa Certa; “Lugar” Certo

Coloque a Pessoa Certa no Lugar Certo com Eneagrama

 Existem inúmeros benefícios de fato de “colocar a pessoa certa, no lugar certo” na empresa; tanto para a mesma, quanto para a própria pessoa. Vou enumerar apenas duas razões simples e fundamentais, para essa ação correta por parte da liderança.

 

1- Conhecimento e Aproveitamento das Competências Reais 

A competência é uma característica implícita a uma pessoa que pode ser relacionada com desempenho superior na realização de uma tarefa ou em determinada situação. Coloque a Pessoa Certa no Lugar Certo, sempre lembrando que a competência de aptidões, como sendo um talento natural, pode ser aprimorada; para desempenhar com eficácia uma tarefa; mas da mesma forma, de nada vale criar expectativas com relação ao talento ou comportamento específico, que passam longe das reais competências existentes nas equipes. O conhecimento dos recursos humanos internos é fundamental para o melhor desenvolvimento e aproveitamento possível das competências emocionais reais.

Esperar algo de onde nada existe é no mínimo falta de bom senso, é gerir pessoas de forma ultrapassada e nada inteligente.

 

2- Pode ser utilizado como Apoio ao subsistema de R&S

Veja o case de uma empresário que participou de um Workshop de Eneagrama:

“Para fazermos um diagnóstico do potencial dos recursos Humanos da nossa organização, estamos verificando a incidência cada vez maior da utilização do sistema Eneagrama na empresa, visto que conhecer os funcionários, suas respectivas personalidades e pontos fortes, tornam o ambiente mais propício e o trabalho mais eficiente, facilitando a alocação daqueles que desempenham papel de liderança de acordo com suas características pessoais. Assim, se garante o alcance dos objetivos empresariais ou se facilita isso, juntamente com outras estratégias”. Afirmou um empresário que conhece o sistema e reformulou todo o quadro de lideranças, tendo o Eneagrama, como ferramenta principal.

 

* NOTA: O Eneagrama é, antes de tudo, um profundo sistema de Autoconhecimento e meio de crescimento pessoal e aumento de tolerância e entendimento entre as pessoas e isso fica claro nos cursos. Porém, existe o livre arbítrio de utilizá-lo também, como apoio para os subsistemas de gestão de pessoas, sem reduzi-lo a uma simples ferramenta de R&S. Soube que o empresário utilizou o sistema na seleção de pessoas, por sua conta e risco, alguns meses após um workshop… ele e seu sócio estão bastante satisfeitos com a equipe formada.

 

O eneagrama descreve nove tipos diferentes de personalidades e suas inter-relações, o que ajuda a identificar e a compreender os colegas no ambiente de trabalho, visto que a função do eneagrama é a de proporcionar o autoconhecimento e o entendimento das relações humanas, contribuindo para identificar dificuldades específicas de cada pessoa, pois através da compreensão da própria personalidade e das personalidades existentes na equipe, é possível traçar um plano de desenvolvimento pessoal, gerencial e de liderança mais assertivos.

 

Pessoas com mesmo Eneatipo…        

possuem a mesma “Visão de Mundo” e Talentos Semelhantes

O eneagrama não se limita, contudo, à descrição das características de uma determinada personalidade, mas também à identificação de quais mecanismos sustentam os comportamentos, pois o verdadeiro sentido das experiência humana está em liberar sua essência que corresponde ao estado de consciência, para realização de seu trabalho ou propósito na terra.

 

No estudo básico do sistema do Eneagrama, vemos que o ser humano é integrado por três centros fundamentais. (centro Espiritual não é abordado no estudo básico). Esses centros são descritos como: centro motor (instintivo ou ativo), intelectual e emocional. Cada pessoa, devido a sua própria vivência, possui uma tendência a se adequar a um desses centros e a reprimir outro.

Esse processo é relacionado ao “ego” ou “falsa personalidade”, que é adquirido durante os primeiros anos de vida e também, às competências e habilidades que o ser humano possui e desenvolve durante a vida.

 

orientação quanto ao estilo de liderança de cada líder ou mesmo empreendedor com sua equipe de trabalho, resulta da prevalência de um desses centros em relação aos demais e a adoção de um padrão de comportamento predominante, dentre os três que fazem parte do centro de inteligência em questão. (cada centro comporta 3 tipos ou Eneatipos do Eneagrama)

 

Assim sendo, existem três tipos diferentes de personalidade enquadrados em cada centro de inteligência (ativo, mental e emocional), cada um deles é sustentado por uma emoção básica e a partir dela surgem seus traços de personalidade característicos, profundamente detalhado e comprovado na prática do dia-a-dia. Cada qual possui caminhos específicos para autodesenvolvimento e utilização prática de dons e talentos.

 

Clarissa Corrêa

FORMADORA DE EXPERTS EM ENEAGRAMA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *