O Poder da Equipes Sinérgicas, Construa a sua em 4 Passos

 

Você sabe o que Significa Sinergia? 

 

Sinergia segundo o dicionário é a ação que reúne pessoas ou organizações, com intuito de obter um resultado amplificado, em vez do obtido apenas por parte individual, isoladamente por cada uma das partes.

É uma palavra originária da Grécia que também significa trabalhar em favor de objetivos em comum, de preferência, no que diz respeito à equipe, meio corporativo, cooperação, esforço coletivo, para assim conquistar metas superiores.

A sinergia em equipe é um atributo que transforma os líderes e o quadro de liderados em parceiros, com a mesma importância no grupo.

Esse poder que as equipes sinérgicas possuem de terem sempre metas em comum, de se esforçar para que as mesmas aconteçam, faz toda diferença para a empresa, ao trabalhar assim, a equipe pode conquistar resultados que talvez fossem inatingíveis. Pois a mágica da sinergia é justamente o fato de 2 mais 2 ser igual a 6, ou seja, se essas mesmas 4 pessoas trabalhassem sozinhas sem alinhamento de objetivos e metas, os resultados não seria os mesmos, comparados aos obtidos com a sinergia do grupo.

Sem sinergia, as metas corporativas não são atingidas com a mesma energia empregada, porque cada elemento, tanto líderes quanto liderados caminham isoladamente, podendo sem perceber ir em direções opostas ou utilizar caminhos tortuosos, ao invés de pegar atalhos que levem ao mesmo fim.

 

Como Desenvolver e Melhorar a sua Equipe?

 

  1. Reconheça

    Como líder, é imprescindível conhecer o talento da equipe que você lidera e seus pontos fracos, isso enriquece e fortalece o grupo, produzindo autoestima, motivando-os a serem melhores. Reconheça cada potencial, saiba o que você pode esperar de cada um (e desenvolver) e o que definitivamente não esperar. Respeite as características e qualidades individuais do seu quadro de liderados.

  1. Lidere Pessoas, não apenas Administre

    Esta é uma habilidade que pode ser adquirida e muito valiosa, pois confusões e discórdias são obstáculos comuns enfrentados diariamente por grandes equipes. Filtrar diferentes idéias e extrair o melhor das competências emocionais para o desenvolvimento de novos líderes, diante da subjetiva complexidade e formas comportamentais, é um combustível real para a criação de equipes sinérgicas. Para isso é preciso ir além das competências técnicas ou do conhecimento analítico, o ser humano não é apenas racional, é um ser emocional; pauta suas decisões nas próprias emoções quando se refere a relações interpessoais; é um ser social.

  1. Valorize Pessoas, não apenas Cobre

    Um bom líder precisa saber valorizar, pois motivar a equipe traz bons resultados, no geral, todos se fortalecem como grupo, com ideais em comum. Quem não gostaria de participar de um grupo motivado? O elogio é gratuito, quanto mais você distribui, mais você colhe resultados, conquistando profissionais qualificados e engajados com os objetivos coletivos. 

  2. Crie Hábitos em direção a esse Objetivo                 

    Comece por adquirir bons hábitos – como o de observar tudo o que acontece a sua volta com mais atenção na individualidade de cada personalidade, sua autoconfiança como líder ou empreendedor aumenta, assim como sua sensibilidade, pois são ferramentas fundamentais para equilibrar os papeis de gerir, motivar e interagir com a equipe, incentivá-la tornando-a sinérgica. Conheço líderes que fornecem o feedback mensal aos colaboradores; eles conhecem e reconhecem sua equipe (por meio do Eneagrama), lidera, valoriza e mantêm uma comunicação aberta e periódica com cada membro da equipe individualmente. Desnecessário falar sobre o desempenho da equipe antes e depois dessa e de outras ações. Faça uma lista agora das ações que podem ser tomadas por você a partir de hoje, tendo como meta a criação de uma equipe sinérgica.

Uma equipe sem sinergia “quebra-se facilmente”, já o poder da sinergia tem condições de elevar o potencial particular e do grupo, fazendo com que toda a equipe trabalhe como um, visando o benefício de todos!

Se desejas uma boa equipe, ela precisa de um líder capaz de proporcionar e abrir caminho para que ela aconteça! Se você é um empreendedor, provavelmente é um líder nato, invista no auto-desenvolvimento, pois a equipe é o reflexo do próprio líder.

Conquiste seus objetivos pessoais e inspire seu time para conquistas de objetivos e metas coletivas maiores. Inspire!

5 thoughts on “O Poder da Equipes Sinérgicas, Construa a sua em 4 Passos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *