Liderança e Motivação entre "Pessoas Incompatíveis"…

 

Existem pessoas incompatíveis ou situações adversas?

O avanço de ferramentas e tecnologias que possibilitam às pessoas trabalhar de qualquer lugar, devido a internet, está mudando a cultura organizacional no que se refere a liderança. Hoje, a verdadeira liderança e motivação de equipes, visa reter seus talentos procura oferecer um ambiente de trabalho mais despojado, é mais flexível com horários e vestimentas, enquanto algumas investem em ambientes de lazer e leitura, entre outras alternativas.

É sabido que dentro do ambiente corporativo, a área de recursos humanos que antes exercia atividades extremamente burocráticas e rotineiras, vem sofrendo mudanças desde meados dos anos 90 quando a área de Recursos Humanos passou do nível tácito para nível estratégico, e desde então essa área vem ganhando autonomia e ocupando um espaço mais dinâmico, passando a fazer parte das decisões estratégicas da empresa.

As inovações tem repercutido diretamente na maneira como as empresas conduzem seus negócios para manterem-se competitivas em seu mercado de atuação, intervindo também no processo decisório e no relacionamento interpessoal dos colaboradores. As pessoas que são “incompatíveis”, e que não se adaptam ao ambiente profissional, se não trabalhadas e desenvolvidas tornam as relações impossíveis.

As pessoas já não podem mais ser classificadas apenas como um “recurso”. É de extrema importância que as lideranças administrativas saibam identificar quais são as habilidades existentes nas equipes, pelo conhecimento dos perfis, para que o potencial latente das pessoas seja bem aproveitado.

Através da identificação dos objetivos empresariais e do mapeamento das competências individuais, busca-se alinhar as competências reais às expectativas ideais organizacionais.

Observa-se que as mudanças ocorridas nas empresas, têm contribuído para que a qualificação exigida dependa cada vez mais da atitude, da comunicação e de traços de personalidade do trabalhador.

O uso do Eneagrama para identificação de perfis e talentos

Considerando-se que o perfil profissional desejado não se dissocia dos aspectos pessoais, a utilização do eneagrama como suporte organizacional para identificar e conhecer o colaborador, auxilia na identificação dos pontos fortes e fracos dos profissionais, permitindo aos gestores a adequação das competências individuais dos profissionais que poderão vir a atuar como líderes.

Os líderes, por sua vez, poderão adequar as pessoas de sua equipe em áreas que de fato sejam correspondentes às características pessoais predominantes de cada indivíduo, fato que facilita o gerenciamento de conflitos e otimiza a função das pessoas através da identificação da motivação das mesmas, evitando fatores relacionados à rotatividade relacionado, em diversas situações, ao aproveitamento incorreto das competências individuais.

Coloque a Pessoa Certa, no Lugar Certo!!! e verás mudanças desde o humor e relacionamento entre pessoas até o aumento da produtividade onde a simples mudança no processo pode levar a grandes melhorias a longo prazo, pois assim como as pessoas aprendem de formas diferentes, também produzem de diversas formas… A pessoa que parecia incompatível e irritadiça, pode vir a surpreender a si mesma com algumas simples mudanças. Vou dar um exemplo: Eu mesma, não conseguia me concentrar para trabalhar em meu escritório em casa durante uma ano inteiro, a partir do momento em que aumentei o tamanho e a posição da mesa de canto esse problema acabou. Minha irritação era inconsciente! Não sabia daonde vinha porque aparentemente tinha qualidade no design interior… só que para mim não funcionava.

Quando digo: Coloque a Pessoa Certa, no Lugar Certo! falo no sentido de atividades alinhadas a seus talentos, mas no caso, essa frase caiu como uma luva para atentarmos ao processo e outros detalhes impensáveis.

Essa frase tem sim amplo sentido literalmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *