Quem já Utiliza

No mundo dos negócios, o Eneagrama vem sendo descoberto e utilizado com resultados comprovadamente positivos e altamente transformadores, vistas a melhoria real no relacionamento entre pares, equipes, líderes e liderados, clientes e fornecedores, enfim cada vez mais usado na Gestão de pessoas em todas as suas nuances.

Importantes organizações multinacionais também utilizam o modelo do Eneagrama com suas equipes.

Alguns exemplos são: 3M, IBM, Motorola, Boeing, Disney, Sony, Du Pont, Procter &Gamble etc. No Brasil, podemos citar ainda: Bradesco, Votorantin, Subsea7, COSAN, Souza Cruz, Oi, Skanska, Oracle, Perdigão, Unilever, Camargo Corrêa, Philips, Chemtura, Schincariol, Danone, entre outras.

Outros importantes grupos locais já usaram o Eneagrama em consultoria no treinamento de suas equipes.

Como exemplo: Unibanco, Itaú e Banco Nossa Caixa (bancos); Editora Abril (uma organização de grandes editoras); Amil, um Health Management Organization (HMO), e a Embraer (a terceira maior indústria de aviões). Sucursais locais de grande multinacionais, como Avon, Energia Emerson, Stora Enso, a VIVO (Portugal Telecom e Telefónica Móviles) e Yahoo, também estão usando o Eneagrama.

Entre as organizações na área de saúde estão o Gestalt Center New York, a Universidade Federal de São Paulo-Unifesp/EPM e as casas André Luiz.

Os cursos de MBA de instituições, como Stanford e Loyola, nos EUA utilizam o Eneagrama.

Não a tôa, o Eneagrama é amplamente utilizado ao redor do mundo, em mais de 30 países. Outros exemplos são os centros acadêmicos como nos Estados Unidos, Manchester, na Inglaterra.

No Brasil é ensinado como parte dos programas de MBA das duas grandes escolas de negócios referências no país: FGV e USP.

Nas mais diversas aplicações, a exemplo temos Hollywood, onde roteiristas, diretores e atores buscam “inspiração” a seus personagens.