Benefícios

No momento em que se reconhece a importância da  Inteligência Emocional, ou seja, nossa capacidade de desenvolver habilidades interpessoais e intrapessoais, o Eneagrama se destaca como uma poderosa ferramenta cujas aplicações fazem parte do Programa para o Desenvolvimento Humano nas empresas e de forma individual.

Em resumo, entre os inúmeros benefícios que o Eneagrama traz em diversos campos de aplicações, no trabalho do Universo Eneagrama, focamos em quatro categorias; dispostas em três linhas de capacitação: (clique abaixo)

. Team Building e Processos de seleção de pessoal
. Criar maior envolvimento e comprometimento da equipe
. Reduz-se o absenteísmo (faltas e atrasos)
. Reduz-se o número de acidente no trabalho
. Reduzem-se os casos de doenças profissionais
. Motivar-se e despertar a auto-motivação nas pessoas
. Potencializar pontos fortes e neutralizar pontos fracos
. Aumento da auto-confiança, auto-estima e auto-imagem
. Mapeamento da personalidade, para gestão de carreira
. Utilizar a Razão e a Intuição construtivamente
. Aproveitamento/reaproveitamento de talentos
. Melhora o relacionamento entre líder e liderado
. Maior capacidade de assumir responsabilidades
. Confiar e respeitar mais a si e aos outros
. Aprender a ouvir e perguntar com maestria
. Melhor comunicação interna e externa
. Equilíbrio na tomada de decisões
. Melhoria do clima organizacional
. Melhoria do trabalho em equipe
. Desenvolvimento de lideranças
. Gerenciamento de conflitos
. Maior produtividadec
. Autoconhecimento
. Auto-controle das emoções básicas, como: Raiva, orgulho, vaidade, inveja, medo, etc.
. Lidar melhor com o estresse, pressão e ansiedades.
. Explorar conscientemente os mecanismos de defesa da própria personalidade
. Desenvolvimento espiritual (em decorrência do auto-conhecimento)
. Potencialização dos pontos fortes de seu Tipo Eneagramático
. Desenvolver os pontos fracos pelo método do desenvolvimento das virtudes de cada Tipo, neutralizando suas deficiências
. Estratégias de auto-desenvolvimento
. Aprender a lidar melhor com as emoções
. Maior flexibilidade no trato com pessoas
. Identificar comportamentos destrutivos
. Poderoso aliado para uma Comunicação eficaz
. Aprender a perceber as diferentes “visões” de mundo
. Usar a intuição e a sensibilidade na gestão de talentos
. Trabalhar a auto-estima resgatando o equilíbrio na tomada de decisões.
. Identificar pontos fortes e fracos das personalidades, dons e talentos, estabelecendo ligações-chave, para descobri-los em familiares, grupos de trabalho ou equipes.
. Compreender o funcionamento de seus medos, desejos básicos e motivações inconscientes.
. Ampliar a percepção de mundo, para viver em harmonia com o meio.
. Aprender a ressignificar a energia do corpo através do equilíbrio: físico, mental, emocional e espiritual.
. Identificar seu caminho de integração e desintegração, ciente de que a compulsão (ou vício emocional) de cada tipo de personalidade, pode e deve ser transformada em uma virtude. Este é o tesouro do processo de identificação e desidentificação de sua própria “máscara”. Aponta os mecanismos de defesas para entender como nos protegemos, o que (como e porque) rejeitamos, como forma de organização da própria personalidade, com objetivo maior de sobrevivência.
. Compreender a sabedoria do Eneagrama nos ajuda a descobrir o que nos impede de ver a verdade profunda sobre quem realmente somos. Ela nos mostra onde nossa personalidade nos faz “tropeçar” com mais freqüência. Nossos comportamentos e as feridas de nossas vivências, limitam-nos a um armário (ou máscara), ao qual recorremos e usamos como uma bengala, mas que não passam de zona de conforto.
. O Eneagrama nos mostra nossas limitações para sairmos do armário (tirar a máscara) e nos preparar para viver sem limites, ativando nosso gigante interior; despertando nosso potencial para o qual somos chamados.
A competitividade e os desafios do ambiente corporativo requerem da parte dos empresários e executivos um sólido conhecimento do ser humano e suas motivações psicológicas. Este tipo de habilidade (psicológica) foi um dos destaques do trabalho realizado pelo Premio Nobel de Economia de 2002.
Através dos cursos e treinamentos em Eneagrama, as pessoas aprendem não só a reconhecer em si próprios, mas nos outros os principais traços Eneagramáticos, desenvolvendo plenamente cinco competências e habilidades extremamente exigidas pelo mercado de trabalho, que são essenciais a todos os profissionais que lidam cotidianamente com pessoas, com diferentes motivações e visões pessoais.

As 5 habilidades essenciais são:

Negociação Estratégica: O conhecimento do Eneagrama é fundamental para profissionais e executivos que realizam negociações estratégicas, pois o profundo conhecimento dos comportamentos e atitudes dos seus clientes, parceiros, fornecedores e concorrentes gera vantagem competitiva.

Liderança e Motivação: Lideres com claro conhecimento dos estilos, motivações e visões humanas reveladas pelo Eneagrama, tornam-se mais capazes e eficientes na hora de motivar seus colaboradores para a realização plena dos objetivos organizacionais.

Trabalho em Equipe: Quando os integrantes de uma equipe de trabalho conhecem seus pontos fortes e fracos entre si e aprendem a lidar com os seus Traços Principais (Tipos) e os de seus companheiros, todos desenvolvem um melhor nível de comunicação, o que favorece a participação criativa e inovadora nos projetos.

Administração de mudanças e conflitos: Profissionais conscientes dos seus “Tipos”, aprendem como resolver os conflitos derivados do estresse provocado por mudanças internas e/ou externas à organização.

Otimização de Equipes de Vendas: Vendedores treinados no Eneagrama aprendem a encantar os seus clientes, já que, o conhecimento das motivações psicológicas reveladas pelo Eneagrama promove o aumento nas vendas.
*Um caso que comprova essa afirmação é o treinamento dos Agentes Culturais da Parceria Cultural Sebrae que aumentaram as vendas de projetos culturais em 300% após o treinamento em Eneagrama, fato que foi noticiado no Jornal O Dia do Rio de Janeiro.

Compreensão dos relacionamentos: Você entenderá melhor a dinâmica dos seus relacionamentos passados e presentes, bem como o papel que você desempenhou/desempenha neles.

Autocompreensão: Você se tornará mais consciente dos seus próprios pontos fortes e poderá reconhecer e neutralizar aquilo que o impede de trabalhar ou relacionar-se com os outros.

Interpretação das pessoas e atendimento a clientes: Quanto mais você aprender a entender seus parceiros, amigos, parentes e clientes; melhor poderá reagir as necessidades deles, expressar as suas e construir relacionamentos duradouros.

Comunicação e trabalho com as pessoas: Com uma compreensão mais profunda de si mesmo e dos outros, você terá condições de trabalhar melhor, com seus entes queridos, colegas e amigos.

Detecção e gerenciamento do stress: Ajuda a identificar a origem de 90% de suas tensões, aprendendo métodos, alguns dos quais muito antigos, de reduzi-las. Como mudanças de estilo de vida e na comunicação que trarão mais harmonia para sua vida.