Eneagrama

O que é?

O Eneagrama é um sistema de autoconhecimento, que apresenta 9 tipos básicos de personalidades, ou padrões de comportamentos, com suas diferentes formas de Pensar, Sentir e Agir.

Cada tipo possui competências, talentos, vícios emocionais e diversas outras características específicas, além de caminhos de crescimento e integração.

 O sistema ajuda a nos compreendermos, assim como aos nossos colegas de trabalho, familiares e amigos, resultando em melhora na comunicação e performance humanas, a partir do autoconhecimento e da identificação correta de perfis, ou tipos predominantes que regem comportamentos, relacionamentos e as pequenas e grandes decisões da vida.

Baixe também o e-Book Lapidando Diamantes e conheça mais sobre o Eneagrama.

Os 9 Tipos básicos de Personalidades Reveladas

 

Tipo 1 do Eneagrama

Tipo 1 | Perfeccionista

Tipo, idealista. Consciente, com um forte senso de certo e errado. Patrono e educador, eles são agentes das mudanças, sempre lutando para aprimorar as coisas, mas temem fazer algo errado. São moralistas, éticos, críticos e perfeccionistas.

Bem organizados, metódicos, mas também podem ser impessoais, exageradamente exigentes, rigorosos e emocionalmente bloqueados. Problemas com a raiva e a impaciência.

No seu melhor: sábio, correto, realista e nobre. Pode ser moralmente heroico.

Tipo 2 do EneagramaTipo 2 | Prestativo

O tipo cuidadoso e cultivador. Empático, amoroso e bondoso. Prioridade à pessoa humana, amigável, generoso e orientado, age com sacrifício-próprio, mas também pode ser manipulador, lisonjeiro e intruso, possessivo em relação aos outros. 

Gosta de cativar o tempo todo para tornar sua presença especial.

No seu melhor: altruísta e generoso, possui amor incondicional pelo outro e demonstra em ações.

Tipo 3 - Realizador

Tipo 3 | Realizador

O adaptável, o tipo orientado ao sucesso. São seguros de si, ambiciosos e enérgicos, mas também podem ser muito competitivos e impulsionadores. Procuram sempre fazer coisas para ter o êxito que imaginam que será apreciado pelos outros.

São competitivas e gostam de ganhar e de mostrar que são capazes. Não descuidam um minuto de seu desempenho.

Preocupados com a opinião dos outros em relação a eles. Devem ter cuidado com o excesso de vaidade. 

No seu melhor: aceitam-se sendo autênticos, tem grande energia e facilmente inspiram os outros.

Tipo 4 do Eneagrama - Artista

Tipo 4 | Artista

O tipo sensível e intuitivo. Autoconscientes, introspectivos e talentosos. Individualista, expressivo e pessoal, mas também pode ser temperamental e mal humorado. Enxerga o sofrimento como uma maneira de fazer oposição ao sistema e ao mundo. Eles vivem em suas fantasias, sentindo-se diferentes, melancólicos e isentam-se do jeito comum da vida.

No seu melhor: altamente criativos e inspirados. São profundos e hábeis para transformarem suas experiências positivamente.

Tipo 5 - Observador

Tipo 5 | Observador  

O tipo perspicaz e intelectual. Alerta, esperto e curioso. Hábeis para compreender idéias complexas. Independentes e cuidadosos, não fazem nada sem antes refletir.  Mas; podem ser muito preocupados com seus pensamentos e construções imaginárias. Eles tornam-se desapegados, tensos e isolados, perdem a habilidade interpessoal e podem tornar-se cínicos e excêntricos.

No seu melhor: são visionários, estão à frente do seu tempo, sagazes para ver o mundo de um modo totalmente novo.

Tipo 6 do Eneagrama - Questionadora Tipo 6 | Questionador

O tipo compromissado e orientado pela segurança. São confiáveis, responsáveis, amáveis e leais, mas podem ser muito desconfiados, suspeitam dos outros, criando grupos dos aceitos e dos não aceitos. Defensivo e ansioso. Está sempre imaginando o resultado das suas ações, em busca de estabilidade pela antecipação aos fatos. Tendência a gastar inutilmente sua energia psicofísica, sofrendo por antecipação. 

No seu melhor: destaca-se pelas habilidades mentais inerentes a sua forma de pensar.

Tipo 7 - EntusiastaTipo 7  | Entusiasta

O tipo extrovertido, otimista, brincalhão e espontâneo, mas também pode ser exagerado, superficial e indisciplinado. Distraem-se por ficar em constante atividade. Desinibidos em excesso e egocêntricos, podem ser infantis, irresponsáveis e insensíveis ao outro.

No seu melhor: eles focam em seus objetivos e metas, tornando-se agradecidos, alegres e  inovadores.

Tipo 8 - Protetor

Tipo 8 | Protetor

O tipo poderoso e agressivo. Autoconfiante, forte e assertivo. Protetor, intenso e decisivo, mas também pode ser irredutível e extremamente autoritário. Sentem que podem controlar o ambiente, tornam-se confrontadores e intimidantes impondo suas próprias regras: tudo é uma competição e eles raramente recuam. Podem se tornar demasiadamente duros, sem percepção de detalhes sutis ao redor.

No seu melhor: possuem autodomínio, usando sua força para melhorar a vida alheia, tornando-se heroicos e desbravadores do que vale a pena lutar.

Tipo 9 - Mediador do Eneagrama

Tipo 9 | Mediador

O tipo relaxado e amigável. Acomodado e estável. Natureza tranquila e otimista, simples e favorável. Mas pode ser excessivamente adaptado ao outro para manter a paz. Buscam o simples, para ser suavizar e facilitar a vida: tendem a ser complacentes, para simplificar problemas e minimizar perturbações. Criaturas de hábitos, que podem ser passivos e sem vontade de mudar. Teimosos, desatentos e negligentes. Deve controlar sua tendência de descuidar de si mesmo.

No seu melhor: altivos, abrangentes, são hábeis em unir pessoas, manter conexões e resolver conflitos; diplomáticos. 

 

Cada um dos 9 EneaTipos possui uma Perspectiva única de si, dos outros e da vida, consequentemente seus focos de atenção, comunicação e comportamentos diferem imensamente no dia a dia. Daí a importância de conhecer-se e compreender os outros tipos.

 

Será que com esta breve descrição superficial, você consegue identificar alguns dos 9 tipos relacionando-se nesta mesa redonda? Ela contém a caricatura dos 9 representantes.

9 caricaturas do eneagramaIlustração sob Direitos Autorais
[Para utilizar, compartilhe a fonte: Clarissa Corrêa | Formadora de Experts em Eneagrama].

Desenvolvendo Competências com Eneagrama

Competência Emocional é a capacidade de resolver qualquer assunto no qual você esteja envolvido com um complexo estado bioquímico e ao mesmo tempo, onde as capacidades mentais tendem a se desorganizar. (estado de stress)

Lembrando que as organizações são geridas por pessoas e não por máquinas e que é através da atuação desses profissionais de carne e osso que resultados positivos e/ou negativos são obtidos.

É de extrema importância avaliar as competências dos líderes e as emoções dos colaboradores diante da demanda de trabalho que é destinada a cada um.

No empreendedorismo e no apoio através do coaching, o desenvolvimento de competências emocionais para o alcance de objetivos é tão essencial quanto.

Tendo o Eneagrama como mapa que desvenda de forma profunda e incrivelmente exata as formas de PENSAR, SENTIR e AGIR, temos na descoberta de perfis.

Compreendendo os 9 tipos identificam-se as Competências Emocionais com que se pode de fato contar, além de descobrir quais competências estão em falta (escassez) em cada pessoa (com seu EneaTipo).

O trabalho de desenvolvimento de competências com o eneagrama é economia de tempo, sendo duplamente eficaz, pois vai direto aos pontos de mudanças que necessitam melhorias, em linha com objetivos traçados.

O que é possível a partir das próprias emoções, que formam e sustentam cada tipo de personalidade.

 

Eneagrama das personalidades

O sistema desvenda o funcionamento interno e externo dos 9 tipos humanos a partir das nove emoções básicas (emoções raízes).

Estas emoções formam os vícios emocionais, que serão neutralizados em um trabalho de desenvolvimento humano com o eneagrama. São elas:

 

Estrela de nove pontas

 

símbolo do eneagrama 

 

Significado de Eneagrama

A palavra Eneagrama, deriva do grego: sendo que ennea significa 9 e grammos, remetem a pontos.

A estrela de 9 pontos (e 9 pontas), é um mapa processual (conforme símbolo abaixo), que descreve os 9 tipos ou perfis básicos, revelando literalmente 9 “visões” de mundo dos 9 tipos humanos.

São diferentes identidades com recursos internos (traços) específicos, que lhe apontam caminhos para que se possa cumprir a missão, por meio de seu trabalho prático no mundo.

 

As Respostas as Questões Humanas

O Eneagrama desvenda, muitas dentre as maiores e mais antigas (e atuais) dúvidas da humanidade.

Este vídeo simplifica o fato do Eneagrama ser uma fonte segura e eficaz para obter estas respostas. (até 1,45 min).

Mais exemplos de questionamentos humanos que encontramos soluções no trabalho com os 9 tipos humanos;

  • Como identificar a verdadeira vocação em cada tipo de pessoa?
  • Como lidar melhor com as pessoas?
  • Como entendê-las e fazer-se entendido?
  • De que forma colocar talentos em ação?
  • Quais são as reais competências necessárias a serem desenvolvidas em cada pessoa?
  • Como ser bem sucedido em negociações e trazer as pessoas para a sua causa?
  • Por que a mesma razão que motiva alguns, desmotiva outros?
  • Como expandir a inteligência emocional alcançando o equilíbrio entre razão e emoção?
  • Por que tenho dificuldades em esclarecer minha ‘visão’ ou ‘intenção’ com as pessoas?
  • Como podemos descobrir as maiores fraquezas para superá-las?
  • Por que temos tantos conflitos em todo tipo de relacionamentos?
  • Qual a melhor forma de praticar a comunicação assertiva?
  • Como estimular e praticar mudanças de hábitos?
  • Como desenvolver líderes utilizando seu tipo de personalidade revelada pelo eneagrama?
  • O que leva algumas pessoas a serem objetivas e determinadas, já outras subjetivas e criativas?
  • Como identificar as reais fortalezas e trabalhar com elas?
  • Por que para alguns tipos humanos é quase impossível deixar os problemas pessoais do lado de fora do trabalho?
  • Como podemos aumentar o equilíbrio e a harmonia emocional?
  • Por que meus atos e palavras, muitas vezes são interpretados de forma até mesmo oposta?
  • Qual a melhor forma de desenvolver pessoas compreendendo os 9 tipos?
  • Como saber quais são os ‘pontos cegos’, ou “calcanhares de aquiles” dos  outros, para saber o que falar e o que definitivamente não falar?
  • Podemos reconhecer as ‘armadilhas’ na personalidade de cada líder?
  • Como identificar ansiedades e convicções limitantes?
  • Podemos ter esperanças de alcançar uma convivência e relacionamento satisfatório?
  • Como gerar engajamento e produtividade?

 

Objetivos do Eneagrama

O sistema eneagrama aponta as motivações básicas de cada tipo humano, bem como potenciais e pontos a serem trabalhados.

Compreendemos a nós mesmos, trazendo para o consciente de modo objetivo e funcional, o que estava oculto, logo não era facilmente reconhecido. (alguns pontos tinha-se vaga ideia, mas não clareza)

Passamos a compreender as 9 “VISÕES” de mundo, sob diversas nuances em seus próprios termos (compreendendo como funciona sua “MATRIX MENTAL”, seus filtros ou perspectivas, em outras palavras, chegamos mais perto do que nunca a “calçar o sapato do outro”).

Todas as características, assim que compreendidas e simplificadas, serão trabalhadas em cada tipo humano, com foco nos resultados desejados; através de:

Profissionais

  • Autoconhecimento
  • Autocontrole das emoções básicas, como: Raiva, orgulho, vaidade, inveja, medo, etc.
  • Lidar melhor com o estresse, pressão e ansiedades
  • Explorar conscientemente os mecanismos de defesa da própria personalidade
  • Desenvolvimento espiritual (em decorrência do autoconhecimento)
  • Potencialização dos pontos fortes de seu Tipo Eneagramático
  • Desenvolver os pontos fracos pelo método do desenvolvimento das virtudes de cada Tipo, neutralizando suas deficiências
  • Estratégias de autodesenvolvimento
  • Aprender a lidar melhor com as emoções
  • Maior flexibilidade no trato com pessoas
  • Identificar comportamentos destrutivos
  • Poderoso aliado para uma Comunicação eficaz
  • Aprender a perceber as diferentes “visões” de mundo
  • Usar a intuição e a sensibilidade na gestão de talentos
  • Trabalhar a autoestima resgatando o equilíbrio na tomada de decisões
  • Identificar pontos fortes e fracos das personalidades, dons e talentos, estabelecendo ligações-chave, para descobri-los em familiares, grupos de trabalho ou equipes
  • Compreender o funcionamento de seus medos, desejos básicos e motivações inconscientes
  • Ampliar a percepção de mundo, para viver em harmonia com o meio
  • Aprender a ressignificar a energia do corpo através do equilíbrio: físico, mental, emocional e espiritual.
  • Identificar seu caminho de integração e desintegração, ciente de que a compulsão (ou vício emocional) de cada tipo de personalidade, pode e deve ser transformada em uma virtude. Este é o tesouro do processo de identificação e desidentificação de sua própria “máscara”. Aponta os mecanismos de defesas para entender como nos protegemos, o que (como e porque) rejeitamos, como forma de organização da própria personalidade, com objetivo maior de sobrevivência.
  • Compreender a sabedoria do Eneagrama nos ajuda a descobrir o que nos impede de ver a verdade profunda sobre quem realmente somos. Ela nos mostra onde nossa personalidade nos faz “tropeçar” com mais frequência. Nossos comportamentos e as feridas de nossas vivências, limitam-nos a um armário (ou máscara), ao qual recorremos e usamos como uma bengala, mas que não passam de zona de conforto.
  • O Eneagrama nos mostra nossas limitações para sairmos do armário (tirar a máscara) e nos preparar para viver sem limites, ativando nosso gigante interior; despertando nosso potencial para o qual somos chamados.

Pessoais

  • Team Building e Processos de seleção de pessoal
  • Criar maior envolvimento e comprometimento da equipe
  • Reduz-se o absenteísmo (faltas e atrasos)
  • Reduz-se o número de acidente no trabalho
  • Reduzem-se os casos de doenças profissionais
  • Motivar-se e despertar a automotivação nas pessoas
  • Potencializar pontos fortes e neutralizar pontos fracos
  • Aumento da autoconfiança, autoestima e autoimagem
  • Mapeamento da personalidade, para gestão de carreira
  • Utilizar a Razão e a Intuição construtivamente
  • Aproveitamento/reaproveitamento de talentos
  • Melhora o relacionamento entre líder e liderado
  • Maior capacidade de assumir responsabilidades
  • Confiar e respeitar mais a si e aos outros
  • Aprender a ouvir e perguntar com maestria
  • Melhor comunicação interna e externa
  • Equilíbrio na tomada de decisões
  • Melhoria do clima organizacional
  • Melhoria do trabalho em equipe
  • Desenvolvimento de lideranças
  • Gerenciamento de conflitos
  • Maior produtividade

Benefícios Específicos

Resiliência para a Produtividade: A competitividade e os desafios do ambiente corporativo requerem da parte dos empresários e executivos um sólido conhecimento do ser humano e suas motivações psicológicas. Este tipo de habilidade (psicológica) foi um dos destaques do trabalho realizado pelo Prêmio Nobel de Economia de 2002.   

Negociação Estratégica: O conhecimento do Eneagrama é fundamental para profissionais e executivos que realizam negociações estratégicas, pois o profundo conhecimento dos comportamentos e atitudes dos seus clientes, parceiros, fornecedores e concorrentes gera vantagem competitiva.

Liderança e Motivação: Lideres com claro conhecimento dos estilos, motivações e visões humanas reveladas pelo Eneagrama, tornam-se mais capazes e eficientes na hora de motivar seus colaboradores para a realização plena dos objetivos organizacionais.

Trabalho em Equipe: Quando os integrantes de uma equipe de trabalho conhecem seus pontos fortes e fracos entre si e aprendem a lidar com os seus Traços Principais (Tipos) e os de seus companheiros, todos desenvolvem um melhor nível de comunicação, o que favorece a participação criativa e inovadora nos projetos.

Administração de Mudanças e Conflitos: Profissionais conscientes dos seus “Tipos”, aprendem como resolver os conflitos derivados do estresse provocado por mudanças internas e/ou externas à organização.

Otimização de Equipes de Vendas: Vendedores treinados no Eneagrama aprendem a encantar os seus clientes, já que, o conhecimento das motivações psicológicas reveladas pelo Eneagrama promove o aumento nas vendas.

**Um caso que comprova essa afirmação é o treinamento dos Agentes Culturais da Parceria Cultural Sebrae que aumentaram as vendas de projetos culturais em 300% após o treinamento em Eneagrama, fato que foi noticiado no Jornal O Dia do Rio de Janeiro.

  • Através de cursos de Eneagrama, as pessoas aprendem não só a reconhecer em si próprios, mas nos outros os principais traços de seus EneaTipos, desenvolvendo plenamente competências e habilidades extremamente exigidas pelo mercado de trabalho, essenciais aos profissionais que relacionam-se, lideram e desenvolvem pessoas.
Outros Benefícios
  • Compreensão dos relacionamentos: Você entenderá melhor a dinâmica dos seus relacionamentos passados e presentes, bem como o papel que você desempenhou/desempenha neles.
  • Auto compreensão: Você se tornará mais consciente dos seus próprios pontos fortes e poderá reconhecer e neutralizar aquilo que o impede de trabalhar ou relacionar-se com os outros.
  • Entendimento de pessoas e atendimento a clientes: Quanto mais você aprender a entender seus parceiros, amigos, parentes e clientes; melhor poderá reagir as necessidades deles, expressar as suas e construir relacionamentos duradouros.
  • Comunicação e trato com pessoas: Com uma compreensão mais profunda de si mesmo e dos outros, você terá condições de trabalhar melhor, com seus entes queridos, colegas e amigos
  • Detecção e gerenciamento do stress: Ajuda a identificar a origem de 90% de suas tensões e reduzi-las, por meio de métodos, alguns dos quais muito antigos.

 

Aplicações do Eneagrama

Na área de humanas e para o desenvolvimento de líderes em diferentes linhas de atuação, para apoio e desenvolvimento de pessoas.

A melhoria na qualidade dos Relacionamentos e em Resultados que dependam de pessoas, para alcance de objetivos individuais ou coletivos (do corporativo e em todas as linhas de business ao empreendedorismo).

Da educação a área de saúde.

Da busca de equilíbrio emocional até o crescimento espiritual.

Existem diversas linhas de trabalho com o uso do eneagrama nas diferentes áreas do conhecimento.

*** No meu trabalho ensino coaches, líderes e empreendedores a compreenderem a si e a seus clientes ou liderados – dominando o conhecimento dos 9 grandes tipos básicos humanos – de modo a dar um ‘salto’ em suas performances como profissionais e conduzindo pessoas ao alcance de seus objetivos e sonhos.

** Sendo EXPERT em ENEAGRAMA , você melhora sua capacidade de vender, aprende a comunicação humanizada, aumenta o valor percebido de seu método, gera mais resultados em menos tempo (indo direto aos pontos de mudanças) e claro, aumenta seu lucro financeiro.

 

ÉTICA DO ENEAGRAMA

Conheça os códigos de conduta do eneagrama.

Pergaminho com Éticas do Eneagrama

Como Surgiu o Eneagrama

Este conhecimento milenar, hoje também reconhecido como ciência, tem origem no oriente médio e vem sendo utilizado amplamente ao redor do mundo, como poderosa ferramenta na identificação dos principais traços comportamentais, que formam as 9 grandes personalidades (os 9 tipos).

As raízes encontram-se na sabedoria de diversas tradições espirituais e religiosas antigas, como exemplos, fraternidade Sarmoun, os Essênios, cristãos antigos, os mestres sufis.

As culturas mais antigas mantinham sagrado (e em segredo) o conhecimento desenvolvido e/ou percebido e decodificado por Mahatmas (grandes almas) que viviam em lugares místicos como a Mongólia, o deserto de Gobi, na lendária de Shambhala comunidade ou Jerusalém Celestial.

Toda a sabedoria antiga da Ásia e da América é baseada na geometria sagrada, que reconhece símbolos e números como língua de profundidade.

 

Baixe o e-book grátis

 

Faça seu Teste Simples de Eneagrama

Antes de mais nada, destaco que não recomendo basear-se apenas em qualquer tipo de teste de autodescoberta do tipo, nem simples nem mais elaborado. A porcentagem de erro pode ser alta e assim, os resultados acabam não sendo confiáveis.

Por que motivos os resultados podem ser aquém do esperado?

Entre eles, está a variação de humor do próprio momento em que a pessoa realiza o teste.

Outra razão é a falta de autoconhecimento, o nível deste quando muito baixo, ocorre quando a pessoa não tem o hábito de “olhar para dentro” (auto-observação) e ser capaz de responder suas questões com propriedade, o que leva a erros de auto avaliação.

O fato de não ter ainda o conhecimento sobre as 9 estruturas internas dos 9 tipos, impede que se tenha parâmetros para responder com bom senso. A pessoa pode simplesmente ‘negar’ certas ‘opções’ (traços)  que ela rejeita em si mesma, marcando respostas que não são sua realidade.

Porém, não tem jeito, ser humano é curioso e muitos consideram válida a tentativa de descobrir seu eneatipo, rapidamente por meio de um teste.

Seja como for, essa descoberta é apenas o início e não o fim de seu processo de crescimento, integração. Pois essa é a Realidade!

No teste abaixo você terá um panorama geral do tipo, onde um ponto, um traço de destaque será referenciado ao final.

O teste é intuitivo e possui breve explicação no início. BAIXE SEU TESTE.

 

Missão de Clarissa Corrêa

“Impulsiono Coaches para que TRANSFORMEM pessoas e VENDAM naturalmente seus métodos e processos de apoio; tornando-os EXPERTS nos 9 tipos humanos!” 
 1. Você sabe de que forma sua personalidade (tipo do eneagrama) influencia nos seus resultados como profissional que apoia, treina e desenvolve pessoas?

2. Se você é coach de que forma seu método de trabalho se diferencia do coaching generalista?

3. Qual é o seu Posicionamento? As pessoas te conhecem por solucionar que tipo de problemas? Ou que tipo de apoio as pessoas buscam encontrar em você?

4. De que forma você descobre o perfil psicológico de seus clientes ou pessoas que você lidera?

5. Você realmente tem autoconfiança em utilizar um método realmente eficaz que ajuda as pessoas a alcançarem seus objetivos?