Comunicação e Feedback na Empresa

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Comunicação e Feedback na Empresa

O Poder do Feedback na Comunicação

A aplicação das técnicas do eneagrama no ambiente profissional, é indicado em diversas áreas. Nas Comunicações e Feedback, sua utilidade é comprovada, já que explorando potencialidades faz com que as informações circulem no ambiente interno, com ética e profissionalismo. Vale esclarecer que a comunicação, quando se conhece profundamente as pessoas da equipe de trabalho, leva a maior engajamento do time e aumento na produtividade. A aplicação do Eneagrama utilizado na quebra dos “paradigmas”, trás grandes benefícios, principalmente nas situações onde a resposta sempre é – “ Ah, isto sempre foi feito assim…” a comunicação interna é um instrumento eficiente na quebra deste paradigmas pois a extração de melhorias individuais, usa métodos de fácil compreensão.

O Eneagrama é profundo, mas também é fácil para as pessoas assimilarem e o aplicarem. Ele ajuda as pessoas a se perceberem, enfrentarem de frente suas situações diárias, já que utiliza uma “linguagem comum” para descrever questões e problemas, discutir as reações e investigar soluções. Ele colabora com os profissionais de Recursos Humanos identificando problemas e sendo específico em suas soluções comportamentais.

“Ensinando” a forma correta de como se relacionar com os colegas de trabalho; ou melhor, com cada tipo de pessoa mais especificamente. Enquanto uns preferem uma forma mais “amena”de falar; outros precisam de “um chaqualhão” literalmente. As pessoas não são idênticas, precisam ser gerenciadas de maneiras diferentes. No entanto, sem uma ideia adequada do perfil das diferenças existentes, é difícil lidar com as pessoas em direção ao sua melhor performance.

O Eneagrama ajuda a identificar rapidamente os problemas periféricos, aqueles que fogem do foco institucional, de modo que as soluções sejam objetivas, evitando-se os futuros ou eventuais conflitos e ou atritos do tipo “patrões problema” ou “situações tóxicas” passando a ser gerenciado e tendo sua solução na raiz da questão; tornando-se um item de gestão generalista do tipo “problema comportamental” em si, mas com necessidade de entendimento nível especialista no quesito “Entender de gente”, deixando de lado assim, os sentidos inadequados de rotulagem de pessoas ou departamentos que por ventura tenham fama de “pessoa problema” ou  departamento inadequado, problemático”.

O que fazem as melhores empresas para se trabalhar?

As organizações modernas, independente de segmento, porte e numero de colaboradores tem utilizado progressivamente o eneagrama, principalmente para aperfeiçoar suas comunicações internas. Ele ajuda poderosamente na liderança com Comunicação e Feedback eficazes; enfim leva as pessoas a se comunicarem objetivamente (quando conhecemos a visão de mundo da pessoa com que falamos, suas habilidades, pontos de melhoria, crenças básicas, etc.; acredite, nossa comunicação muda!).

O sistema colabora com a gestão fornecendo instrumentos para compreensão do que seu “time” realmente precisa  e qual o gap a ser moderado. Motivações e valores tornam-se transparentes. Rompem-se barreiras e defesas de todos os tipos. (sim! pois cada tipo das 9 personalidades do Eneagrama tem mecanismos de defesa específicos… identificáveis…) 

Enfim, a aplicação desse conhecimento trás foco para as potencialidades dos pares, aflorando seus dons naturais. Isso fortalece a harmonia e confiança mutua, ameniza mal-entendidos, quando não desfaz conflitos entre pares e lideranças.

Trazendo sinergia para a equipe. O Eneagrama permite observar e compreender os traços que influenciam o comportamento humano; trás novas possibilidades nas relações interpessoais; amplia a responsabilidade de ”como” obter o melhor das pessoas. Desperta a autoconsciência e indica estratégias para interações com os outros, e porque não, ele é poderoso para exercícios constantes de feedback. Os processos passam a ter uma comunicação efetiva através desse conjunto de conhecimentos dos diferentes padrões existentes que o Eneagrama nos aponta.

Destaco aqui um depoimento, de um CEO de uma grande multinacional brasileira, sobre a utilidade do eneagrama nas comunicações internas que define bem a grande utilidade desta ferramenta: “O Eneagrama é uma ferramenta de auto-conhecimento e gestão das comunicações, que identifica as características intrínsecas das pessoas e que leva ao entendimento das diferentes reações de cada perfil. Facilita a forma de nos colocarmos na posição do outro, sabendo inquerir e respeitando as diferenças e ampliando a compreensão e habilidade em lidar com as diferentes competências emocionais. É uma metodologia importante para o bom entendimento e administração de comunicações e consequente resolução de conflitos, ampliando nosso conhecimento em ”como” obter o melhor das pessoas. Nos permite que tomemos consciência da forma de apresentar os processos, nos dando a oportunidade de repensar como estamos levando a nossa vida profissional e pessoal.”

Belo depoimento, não é? Isso me faz lembrar de tantas outras empresas muito bem conceituadas, inclusive de destaque no quesito: “As melhores empresas para se trabalhar” onde as pessoas gostariam de trabalhar um dia… e que utilizam o Eneagrama. Será que é mera coincidência? ou será que um trabalho consistente de autoconhecimento e desenvolvimento de líderes conscientes de suas atitudes, pontos fortes, pontos de melhorias, valores intrínsecos a sua personalidades predominante, entre outros fatores em direção ao maior entendimento, autodomínio e expansão da inteligência emocional, não contribui muito nesse sentido, o de proporcionar equipes harmônicas, verdadeiramente engajadas e produtivas?

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