Como Vender Coaching e Serviços de Apoio humano?

Como vender coaching e seus serviços

Vender serviços de coaching costuma não ser a tarefa preferida dos coaches, principalmente daqueles com formação em humanas.

Mas a verdade é que é um processo muito rico.

Eu costumo dizer para meus clientes e alunos que:

Ou o cliente lhe dá dinheiro, ou ele lhe dá a verdade!

Se formos inteligentes, com foco na nossa evolução de todas as formas, vemos que não existe a possibilidade de perdas num processo de vendas.

Podemos entender que as pessoas caminham por três etapas básicas até dizerem sim para uma oferta:

1. Decidem resolver o problema

2. Decidem resolver com uma solução tipo a que você oferece

3. Decidem resolver o problema com a sua solução, contratando você

Percebe como vender coaching e seus serviços é, na verdade, muito mais um processo de compra?

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Quando o cliente diz “não”, sendo honesto ou mentindo (isso não importa), você precisa preservar o seu lado emocional e se preparar para o próximo cliente.

Como? Analise e verifique se…

  • Ele tinha mesmo o problema que você se propôs a resolver?
  • O problema é perceptível para ele e seu círculo social?
  • Ele perde autoconfiança por causa disso?
  • Ou no que isto o prejudica?

Encontre o problema, dê um nome a ele!

Se o problema não o incomoda o suficiente, ainda não é o momento do cliente, ou você só atraiu a pessoa errada.

Ele está certo em não querer comprar, não faz sentido comprar o que não se precisa. 

Como vender coaching: seu cliente está consciente do problema a resolver?

Agora, se a pessoa já se convenceu a resolver o problema…

Vale lembrar que não existe essa história de convencer as pessoas que elas têm um problema.

Seja mais eficaz, converse apenas com quem já sabe que tem.

Se você atraiu a pessoa que tem o problema e ela não se convenceu a resolver o problema ainda, todo o seu papo seguinte vai se tornar irrelevante.

Ela não se convenceu a resolver o problema, então pouco importa a sua solução.

Ajude-a a identificar claramente seu problema!

E quando o cliente quer uma solução tipo a sua? 

Talvez você esteja falando com uma pessoa que deseja resolver o problema, pois ela o identificou claramente.

Como vender coaching: e se o cliente preferir outros métodos?

Mas ela ainda pode preferir outros métodos, outras formas de resolver.

Nesse caso, nem adianta ser melhor do que sua concorrente direta.

Essa pessoa não vai contratar nem você e nem a sua concorrente.

Ela vai buscar outra forma de resolver esse problema. 

Finalmente, quando o cliente se convenceu de que você é a pessoa certa…

É muito difícil você conduzir alguém por uma jornada de compra e no final ela se convencer de tudo, mas optar por outro fornecedor.

Porém, isso pode perfeitamente acontecer.

Neste caso, entender o motivo disso é melhor do que receber o dinheiro de uma venda.

O que em você não a cativou?

De que forma seu Tipo de Personalidade (EneaTipo) te ajuda ou prejudica seus relacionamentos?

Como vender coaching: os benefícios do Eneagrama

E o quanto você conhecer (ou desconhecer) o Tipo de Personalidade (Eneatipo) de seu cliente fez a diferença no processo de saber como vender coaching e seus serviços?

É trabalhando assim desta forma racional que você pode concluir que um não às vezes vale mais do que um sim.

Quando você melhora a sua comunicação e conexão com as pessoas, os resultados aparecem!

Repare que eu disse pessoas… porque antes de você enxergar uma cliente, existe uma vida que pode melhorar com a sua existência!

Faça com que eventuais NÃO de seus clientes o ajudem a SER melhor a cada dia para conseguir o SIM de muitos outros!

Deixo também aqui uma outra sugestão de leitura sobre o tema: Negócios Lucrativos.

O que achou deste artigo sobre como vender coaching? Por favor, deixe seus comentários abaixo.

Fotos: Andrew Neel

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