Autossabotagem: Use seus recursos para que ela não acabe com a sua vida

Autossabotagem

Você Realmente Conhece e sabe usar seus Recursos Internos para alcançar Metas e Objetivos e fugir da Autossabotagem?

Muitos dizem que sim! A verdade é que a maioria das pessoas conhece apenas seus principais pontos fortes e suas fraquezas (essa, alguns acham que não possuem!).

Em geral, sabem o que gostam ou detestam, mas não passam muito além disso. 

Será que você conhece seu modus operandi, seu padrão de Pensamentos no piloto automático que se repetem todos os dias?

E mais! Já pensou conseguir identificar essas características nos outros? (clientes, amigos, colegas de trabalho, amores… ou desamores rs).  

Por exemplo: Há quem tenha pensamentos de Otimismo como verdadeiros vícios emocionais (quando eles passam da dose) e funcionam como fuga da realidade, sabia disso? (O tipo 7 do eneagrama, O Entusiasta)

Já outros são aficionados no pior cenário que poderia ocorrer e essa estratégia lhes é útil para que possam se precaver.

Existem outros inúmeros padrões de pensamentos recorrentes!

Muitos são usados para sua autossabotagem, mesmo que não seja intencional.

 

O que você PENSA e como SENTE determinam suas AÇÕES e sua Vida!

Tal qual pensamentos, cada emoção que sustenta um EneaTipo (personalidade) é a espinha dorsal de como cada Tipo Pensa, Sente e Age e resumidamente, como se coloca na vida, nas relações e conduz suas escolhas.

A emoção básica que predomina em você (que é exagerada!) sustenta seu perfil (ou tipo), gera todos os traços de personalidade e forma, assim, seu ‘jeitão de ser’, energia e critérios de decisões.

Cada tipo possui critérios muito definidos, tão específicos e não à toa o eneagrama é tido hoje como ciência… e nos revela Traços, ou literalmente os Códigos da Automotivação dos 9 grandes padrões de comportamentos! (falando da base, sem as variações).

Cada pessoa do mundo, “escolheu” um dos 9 modelos de funcionamento (9 TIPOS de personalidades), que foi “instalado” muito cedo na sua “caixa preta” cerebral.

Ou como prefiro dizer, nossos antigos Registros formam os Códigos Secretos da Auto liderança, que são a base de todas as Decisões… 

Registros, Memórias, Traços

Antigos Registros, Memórias, Gatilhos, Traços

 

E a melhor metáfora que representa dezenas de ‘códigos’ é o iceberg, onde é na parte submersa que se encontram os Códigos (traços, características).

A maioria desses códigos de conduta estão ocultos na psiquê humana e nosso trabalho com o eneagrama é trazê-los à luz.

Nosso entendimento objetivo e vivencial de nossos padrões é crucial para que ações sejam tomadas, sem autossabotagens

O autoconhecimento precisa ser simples, claro e aplicável, para que traga benefícios que surgem por meio da melhor ‘pilotagem‘ da mente humana. 

Voltemos ao Iceberg.

Veja a imagem abaixo tendo em mente que a parte que está visível na superfície da água, representa as Ações – comportamentos, atitudes que são Consequências da base que as sustentam;

Muito além de ferramenta de tipificação: o mapa da vocação – Eneagrama – é reconhecido como Ciência! 

 

Seus Hábitos Emocionais, seus Pensamentos recorrentes (Fixações mentais), Valores TOP (básicos), que é o que tem de mais importante para você como aquilo que você precisa preencher para se sentir plena (ex. Segurança, Desafio, Sucesso), Crenças originais, Autoimagens (que não é raro ver em processo de coaching pessoas não terem resultados porque a autoimagem não e congruente com os objetivos), os Dons e Talentos, estado de Desintegração quando em “stress”e caminhos de Integração, além das Virtudes para o Autodesenvolvimento, Mecanismos de defesa, por consequência, seus Estilos de liderança e Comunicação, da mesma forma são específicos para cada um dos tipos do Eneagrama.

A Vocação que revela Propósito de vida (ou Propósitos variantes), habilidades e competências, de deficiências a sombras, o Eneagrama é tão rico e profundo que não encontrei outro sistema tão valioso, detalhado e profundo.

Embora saiba que existam sistemas para análise de perfis relevantes. 🙂

“Meu Deus Clarissa, é fascinante, mas como descobrir isso na prática”? (já ouvi isto!)

Quero facilitar à você essa descoberta com exemplos verídicos!

Adoro descomplicar o que pode parecer complexo em um primeiro momento, mas não é… já que complicado seria compreender a si e aos outros ‘olhando para o vento’! 🙂

 

Falando em Hábitos emocionais – Um dos Traços do Iceberg

A Melancolia é um habito fortíssimo para o tipo 4 (um traço, Ok?)… por vezes tão repetido que vira um vício emocional, uma compulsão.

Em um documentário, foi visível o drama da menininha que disse que não queria morrer nem com 100 anos e falou isto aos prantos e outro drama foi quando contaram para ela que seu irmãozinho não ficaria bebê para sempre. 

Podes pensar, ah isto não diz nada, crianças são assim mesmo. Engano seu!

Sensibilidade tamanha, somente o artista, EneaTipo 4 do Eneagrama possui! (traço da hipersensibilidade).

Não à toa o mecanismo de defesa dos Artistas é justamente a Sublimação Artística.

Pessoas do perfil 4 recorrem às artes como forma de catarse emocional para diluir o excesso de sensibilidade e manterem-se sãs.

Seja esse processo consciente ou não!

Claro que existem os dons e talentos e essa teia formada pelos traços se complementam.

Nada disso está aí por acaso.

Perceba que o que nós vemos, nesse simples exemplo, são os Comportamentos que rotulamos como dramáticos, ou exageros, e que às vezes dizem que é frescura todo esse mimimi

O que não se sabe é quão forte é cada traço e o quanto influencia na energia e atitudes visíveis na superfície, a razão de tudo sempre está mais ‘a fundo’.

 

Então para mudar um comportamento, você precisa começar do início.

Entender qual é o padrão ‘escondido’ que dispara certas reações, saber o que que tem lá no fundo e trabalhar exatamente isto é o caminho para ações certeiras, que são desejadas conscientemente, mas muitos não sabem, porque fazem o contrário!

De novo a autossabotagem!

Tão importante quanto descobrir seu EneaTipo é perceber a forma COMO você lida com os recursos revelados por ele.

Se é positiva ou negativamente, identifique se você usa sua personalidade a seu favor, o melhor do seu tipo, ou, se você entra num processo de autossabotagem, prejudicando a si mesmo.

 

Você só faz e realiza o que Acredita, Pensa Ser e Sente! Logo o item Desejo é apenas um dentro do seu ‘sistema’!

Seu cérebro deve estar alinhado, congruente com sua mente superior para a ‘mágica’ acontecer e trabalhar inteiramente a seu favor.

Por isso pergunto, faz sentido depois desse nosso ‘papo’ a frase abaixo? 

O que você PENSA e como SENTE determinam suas AÇÕES e sua Vida!

Pense nas escolhas que você já fez na vida… desde do trabalho à escolha de um companheiro.

Entendendo seu perfil, você passa a se entender e fazer escolhas mais acertadas daqui para frente.

Tudo se trata de como você lida com sua estrutura interna!

Será que você lida positivamente e usa sua personalidade a seu favor? E a favor de seu trabalho e resultados visíveis em toda a superfície? 

 

Deixe seus comentários abaixo. Quero saber sua opinião!

 

 

E felizmente, graças ao Eneagrama, Os CÓDIGOS SECRETOS DA AUTO-LIDERANÇA, já não são tão secretos, ao contrário… estão disponíveis a você através do Programa: Formação de Analista Comportamental Eneagrama… só depende da sua DECISÃO.

Inscreva-se em nossa Newsletter AQUI e fique por dentro de novas turmas, assim você já recebe o eBook Lapidando Diamantes gratuito!

Vá #MaisFundoemMenosTempo, Direto aos Pontos de Mudanças!  VEJA como Aqui e Agora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *