As faces ocultas do Presidente Bolsonaro – Análise Comportamental Eneagrama.

O Perfil do Eneagrama de Eneagrama

Quem realmente é Jair Messias Bolsonaro?

Antes de mais nada adiando que Respeito totalmente diferentes percepções, já que em se tratando de Motivações Internas, nossas percepções divergem (mesmo entre quem conhece bem o eneagrama!).

Os 100% de validação depende da afirmação da pessoa analisada, sempre.

Então, fique a vontade para manifestar sua opinião seja qual for – ela não será excluída caso seja Respeitosa para com todas as que forem divergentes da sua, ‘Tá Ok’? 🙂 

O perfil (personalidade) de Jair Bolsonaro revelado pelo sistema Eneagrama é o EneaTipo (ou tipo) 1 – O Perfeccionista.

Naturalmente pode existir confusão entre percebê-lo como tipo 1 ou tipo 8… e o fato de ser militar colabora; mas na Minha percepção, justamente seria apego ao estereotipo do jeitão agressivo de  Bolsonaro, deduzirmos ser tipo 8, já que em um primeiro momento, pode sim aparentar; até pela defesa da justiça de Ambos EneaTIPOS. 

Como o perfeccionista é sustentado pela Emoção básica Raiva – que o eneagrama prova não se tratar de emoção tóxica ou negativa, já que emoções são neutras – a grande verdade é que negativo ou positivo é o que fazemos com a emoção que sustenta nosso tipo!

Bolsonaro deu vazão sua raiva, que o tipo 1 em seu modo natural reprime, principalmente focando na defesa da eleição, manifestou raiva contra tudo o que em sua opinião era errado como ideologia de gênero, etc.
Ele manifestou sua raiva como ‘reformador do mundo‘ que é… (longe de ser dona da razão; repito.. compartilhe sua percepção sendo igual ou diferente ao final desse post, sempre interessante que você cite traços que relaciona a este ou aquele tipo).

Continuando…

 

A raiva como espinha dorsal da personalidade, pode ser o gatilho do pavio curto do tipo 1, aonde a pessoa primeira resolve, depois pensa mais a fundo na solução… e transita entre ‘segurar’ e ‘estourar’…

Como centro de inteligência predominante do tipo 1 é o Instintivo, representado pela inteligência prática, as pessoas desse perfil costumam ser pura ação e Jair Bolsonaro é nesse sentido, ótimo representante de seu Tipo.

Como sendo um tipo instintivo, Bolsonaro é altamente prático, objetivo, direto e faz o gênero ‘sem rodeios’ e quando passa da dose, percebe-se não ser detentor de grande preocupação em ‘como ser ou como não ser’ mais ‘ameno’ na comunicação.

Isso ocorre porque Bolsonaro prefere ser ele mesmo, sem grandes máscaras por assim dizer.

De fato não espere encontrar tanta amistosidade em sua fala, pois a suavidade mais propícia e natural aos tipos emocionais, não faz parte do jeitão de ser dos INSTINTIVOS no seu estado natural, podendo, porém, desenvolver esta competência.

Logo, não se engane… perfeccionistas serão transparentes na fala, buscando agir em linha com ‘O Que diz’, mas ‘A Forma como falam’ pode ficar à mercê de seu ‘cuidado’, deixando a desejar em sua auto expressão.

Assim, fica como item de superação de deficiência do perfil, como de fato é um ponto de melhoria a ser trabalhado.

Bolsonaro em sua comunicação muitas vezes é um excelente militar e ao se tornar mais ‘político’ nesse ponto, sendo literalmente – mais polidolimpando as arestas na Forma da interação humana, terá um impacto positivo de curto e longo prazos, nesse quesito.

Apenas precisa manter uma dose de cuidado com sua personalidade e temperamento, já que não possui ‘papas na Língua’ e assim sendo, fala o que quer; escuta o que não quer.

Em contrapartida, em geral; perfeccionistas são mais combativos do que diplomáticos, aliás instintivos, são líderes de ação, aonde o fazer fala mais alto e não medirão esforços para levar a cabo suas promessas de mudanças.

A Responsabilidade para o TIPO 1 é lei, assim como honestidade e bons princípios e este é o perfil de Bolsonaro.

Aliás, afirmou várias vezes não ter apego ao Poder… (este traço sim é do Tipo 8, perfil este com forte ligação com o Poder em si, já que este um dos valores TOP do perfil 8).

Ao que parece… Bolsonaro de fato, tem por Motivação a Melhoria em si, colocar ‘as coisas’ no trilho e se esta for a Verdade (e não apenas um lema de campanha), a CORREÇÃO e a MELHORIA, são exatamente os maiores Motivadores – Traços do PERFECCIONISTA, Tipo 1).

Assim sendo, não é de estranhar a manifestação da raiva que sustenta este perfil.

E por falar nisso, quer ver a raiva do tipo 1 aflorar?

Não precisa muito. Experimenta chegar atrasado em compromisso que era pra ser as 7h da manhã! Está aí uma grande diferença em relação ao tipo 8 (tipo mais ‘relaxadão’, no qual não se vê o traço metódico que é efetivo no tipo 1.

Esse sim por sua vez é ansioso e não raramente, tem essa ‘qüestão’ importante relativa ao tema: Pontualidade! 

Logicamente, esse é o modus operandi desta personalidade, falando em alguém com seu nível de consciência em estado de equilíbrio, pois qualquer eneatipo em desequilíbrio seria nocivo à sociedade.

 

O tipo 1 é o protótipo do ‘cara correto’.

A grande energia deste EneaTipo é voltada para fazer as coisas acontecerem e do jeito certo, esta é a ‘síndrome do jeito único’ do perfil, para ele não existem muitas formas certas de fazer as coisas e o esforço é uma das grandes competências dos perfeccionistas.

trabalhador, dedicado, detalhista, focado

 

E como vemos em Bolsonaro, o ‘radar’ – ou foco de atenção voltado ao Dever, vem embutido do desejo de delinear e eliminar ‘erros’. Por isto uma frase comum a Bolsonaro é: “Não podemos errar”! Na realidade perfeccionistas convencionais precisam aprender a lidar com o Erro e a vê-lo como parte do processo e degraus para o sucesso.

Porém, principalmente vindo de alguém com tamanha responsabilidade enquanto presidente do país, a intolerância natural aos Erros do TIPO 1 (começando consigo mesmo), possui dois lados da moeda, sendo não só bem vinda, mas necessária nessa fase crucial da história do Brasil.

O futuro nos dirá se de fato era este o “remédio” ideal a corrupção institucionalizada – Endireitar e Moralizar… de novo, traços específicos do TIPO 1.

O olhar para o erro é o de ‘raio laser’, sempre colocando os pingos nos ‘is’ em pormenores, todo cisco aparente pode se tornar um elefante e o grande desejo do tipo 1 é fazer o melhor e acertar combatendo os vilões que assombram valores da éticamoral e dos bons e corretos costumes.

É um tipo de personalidade mais rígida que a média, que defende com ‘unhas e dentes’ suas opiniões, por isso jamais ficaria em cima do muro! 

Neutralidade não existe em suas posições!!! ao contrário, o tipo 1 tem uma questão com o fato de ‘ter razão‘… que vem da formação da personalidade. É importante estar certo.

 

Percebe esse traço no ‘jeitão de ser’ do presidente Bolsonaro?

Perfeccionistas são ótimos para seguir regras e cobrar o mesmo do ‘resto do mundo’ no tocante a ‘questão’ do jeito único, ou você é honesto ou não é… se for, deve fazer as coisas como devem ser feitas!

Podemos considerar Bolsonaro um tradicionalista, de acordo com sua personalidade, revelada pelo Eneagrama.

E ai daqueles que se especializam em burlar regras e dar um ‘jeitinho’ para tudo. O não respeito as convenções desperta literalmente a ira do tipo 1.

Lembre-se por exemplo da atitude de Bolsonaro em seu primeiro discurso no palácio do planalto como presidente eleito, falou com a Constituição nas mãos, afirmando: “A Constituição do Brasil será cumprida”.

A grande motivação dos Perfeccionistas – tendo Jair Bolsonaro como representante do tipo – é extinguir todo erro, Ser Correto, mudar a cultura corrompida, limpar a proliferação do ‘toma lá, da cá’ e lutar pela retidão buscando implementar a cultura da ética, combatendo desvios de comportamentos inaceitáveis; o que o tipo 1 em geral, repudia ostensivamente!

Por todos os prós e contras mencionados, vemos que Bolsonaro por consequência de seu padrão de comportamento (EneaTipo 1); tornou-se nessas eleições e governo a “voz no deserto” dos que lá se sentiam angariando apoiadores e pelo mesmo viés e inversamente proporcional, atraiu opositores – ambos pelo estilo ‘oito ou oitenta’, sendo facilmente amado ou odiado (nesse ponto também se parece com tipo 8).

Porém, a determinação  do perfeccionista que descobriu sua missão, é fortaleza e fonte de energia; que o faz seguir na luta a favor da ORDEM e PROGRESSO, consequentes da retidão característica.

Aliás, esses dois temas costumam literalmente serem vistos em ‘caixa alta’ pelos perfeccionistas!

 

INFLUÊNCIAS DIRETAS DE OUTROS PONTOS (PERFIS) DO ENEAGRAMA

O tipo 1 – perfil Perfeccionista de Bolsonaro, possui ligação direta com os tipos 4 (o Artista) e 7 (o Entusiasta), recebendo influências de ambos principalmente em momentos de stress e de forte motivação.

Veja a ligação do tipo 1 com o perfil 4 e perfil 7 no símbolo do eneagrama:

Símbolo – 9 Tipos Eenagrama

* Os movimentos de stress e do ponto de motivação são mais fortes, exatos e evidentes (mais importantes), mas não serão aqui comentados. Serão detalhados na Formação de Experts em Eneagrama (analistas comportamentais). Inscreva-se na Newsletter AQUI e fique por dentro de novas turmas, assim você já recebe o eBook Lapidando Diamantes gratuito!

Continuando…

 

De qualquer modo, a ligação do TIPO 1 com o TIPO 4 – pode disparar em certos momentos, algumas características do perfil 4, nem sempre positivas, mas que sim podem ser utilizadas positivamente (já que se movimenta para o tipo 4, quando em stress).

 

toque individual, criatividade, quebra de paradigmas

 

Traços como a ‘insatisfação positiva’, trazem criatividade e a originalidade, o fato de fazer diferente colocando o seu ‘tempero’ pessoal nas coisas é importante, essencial e não secundário é dar seu toque individual em tudo o que faz e a quebra de protocolos é consequência da energia do ponto 4, o qual naturalmente quebra paradigmas, pois este tipo ‘Não segue a manada’ (tal qual o tipo 1) e este traço é visível no modo de ser do presidente Bolsonaro.

Como sendo predominantemente líder de transformação (TIPO 1), Bolsonaro busca ‘demolir’ tudo o que se coloca contra esta linha de conduta, a dos bons costumes. Segue se colocando na contramão de comportamentos viciados e antiéticos ou simplesmente enquadrados como errados!

Do Ponto 4, perfil do Artista (ponto de influência do tipo 1) – vem fortemente a Autenticidade. Falar exatamente o que pensa é evidente e natural a Bolsonaro.

Este traço se alinha e se sustenta ainda mais a sua ‘inspiração’ de campanha: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”(João 8:32). Autenticidade também é a defesa da verdade ou do que acredita ser!

Razão pela qual ele prefere pagar o preço por falar o que pensa, ao invés de se adaptar ao politicamente correto.

Percebe-se a influência do ponto 4 na personalidade de Bolsonaro, pois apesar de ser guerreiro Implacável na defesa do que acredita (assim são os Perfeccionistas!), em certos momentos é altamente sensível – o que também não esconde. O TIPO 4 é o mais sensível e autêntico entre os 9 tipos básicos humanos.

Como a autenticidade de Bolsonaro ocorre no dia a dia? Veja em um debate no 1º turno das eleições no youtube alguns momentos em que estavam todos os candidatos sendo filmados pouco antes de iniciar a defesa de suas propostas…

..Todos ‘mostravam os dentes’ ou buscavam a sua melhor figura, ou seu melhor ângulo para a câmera… com exceção de Bolsonaro que mantinha-se sério,  aparentemente sem preocupações com a empatia, ou antipatia que pudesse causar naquele momento.

Excesso de autenticidade é por vezes protagonismo de N interpretações, o que abre margem para rótulos.

Inegável mesmo é que Bolsonaro sofre de ‘sincericídio’! 

Sinceridade tornou-se lema de sua campanha! o que precisou de uma boa dose de coragem.

De qualquer modo, olhando para os ‘dois lados da moeda’…

Se por um lado a raiva desse tipo pode ‘explodir’ deixando ‘reféns’ pelo caminho, a raiva bem direcionada é fonte de transformação e progresso, sempre que a indignação é disparada pelo desejo real de melhorias e crescimento.

Perfeccionistas são altamente críticos, possuem ‘tolerância 0’ com tudo o que lhe parece imoral e amoral…

Então já sabe, se você pisar na bola no tocante a ações escusas ou mal intencionadas, o TIPO 1 pode te tirar da vida dele, te ‘joga no paredão’ e descarta… a partir daí o lado mais sensível do ponto 4 já não interfere.

 

Você pode gostar deste artigo também: 9 Dicas Fundamentais para ser Carismático no Trabalho

 

E como mencionado, outro ponto forte de influência dos Perfeccionistas é o ponto 7, o Entusiasta do eneagrama.

Otimismo, Bom humor

 

Como o TIPO 7 é predominantemente mental, esse eneatipo racional faz parte do caminho de crescimento e integração (evolução) do tipo 1.

O Entusiasta (tipo 7) possui  energia mais descontraída trazendo equilíbrio a rigidez do tipo 1 e ao seu jeitão enérgico, natural ao defensor da ética e da Justiça, por consequência.

Extremamente disciplinado e responsável, como observa-se no jeitão de Bolsonaro, o perfeccionista é detalhista e idealista e a medida que se abre para maior leveza e diplomacia da energia e influência do tipo 7, o tipo 1 torna-se mais libertário e as doses de cada movimento se equilibram.

Outra influência positiva do TIPO 7 é o otimismo e o bom humor, que apesar de no primeiro momento ser positivo, tudo depende da dose, pois este perfil tem fama de quem ‘perde o amigo, mas não perde a piada’… o que já ocorreu também com Bolsonaro, ele mesmo afirmou: “fiz uma piada de mal gosto, foi coisa de momento”…

Outra influência do TIPO 7 percebida em Bolsonaro é o jeitão irrequieto, pois entusiastas estão aqui e acolá, parecem ter ‘pulga na bunda’, com certeza gostariam de ter o poder da bilocação.

Sendo assim ‘juntou a fome com a vontade de comer’, já que o tipo 1 é um trator de ações, fazedor de tarefas.

Mas a melhor parte da influência do TIPO 7 é que a medida que o perfeccionista se abre para outras possibilidades, outras formas de fazer o mesmo, terá ainda mais recursos como a criatividade e originalidade duplicadas para inovação a seu favor (qualidades dos TIPOS 4 e 7).

Entusiasta (perfil que influencia o tipo 1), costuma respeitar as diferenças, a exemplo desse traço Marcante do líder TIPO 7, que via de regra tem por lema: ‘nenhum Líder, nenhum seguidor’. A liderança é horizontal!

Este é um ótimo contraponto para a rigidez do tipo 1, que as vezes pode tender ao autoritarismo em prol do ímpeto de ” consertar o mundo”, já que o que está por trás de suas ações é a busca pela perfeição.

Aparentemente, nesse ponto da vida de Bolsonaro, sua preferência pelo controle (traço do tipo 1), parece ter encontrado maior flexibilidade e um bom equilíbrio entre centralizar e flexibilizar (vemos a mescla desses dois pólos): “Precisamos descentralizar a administração dos estados”.

Quanto mais o TIPO 1 caminha para o desenvolvimento de competências ou características naturais do TIPO 7, mais de ante-mão qualquer possibilidade de radicalismo será quebrada, pois um dos valores máximos dos entusiastas é a liberdade!

Bolsonaro, possui fortes influências dos pontos (tipos) 7 e 4 e ambos possuem fortes valores de Liberdade, mas para perfeccionistas, responsabilidade vem sempre antes da liberdade!

Um perfeccionista consciente é capaz de grandes desafios para alcançar e conceder a tão valiosa liberdade!

Nenhum outro EneaTipo indigna-se tanto contra ‘coisas erradas‘ e não é de se estranhar que ouvíamos muito espontaneamente de Bolsonaro: “Vamos mudar isso daí!” o que soou em período de eleição quase como um grito de guerra.

Prós e Contras sempre existem, todos pagamos o preço pelas deficiências reveladas de nosso perfil, mas em contrapartida temos recursos para fazer a diferença, principalmente nas áreas de nossa maestria.

Reformadores do mundo” (perfeccionistas), são perseverantes e, alguns ou muitos deles, tão idealistas que tornam-se capazes de dar a vida para consertar ‘as coisas erradas’ desse mundo, a seu modo.

 

***Ao atender seus clientes, ou conversar com a pessoa que quer validar o perfil, você só precisa ‘dominar’ os principais traços de cada tipo… e com perguntas  corretas, qualquer impasse de dúvida entre um e outro tipo, se for o caso; deixa de existir 😉 

 

Já pensou em Poder Descobrir as ‘faces ocultas’ de qualquer pessoa, sendo Analista Comportamental Eneagrama?

Imagina descobrir o ‘jeitão de ser’ e as Reais Motivações de amigos, até ‘pretendentes’, ou de clientes a líderes nas equipes de trabalho indo #MaisFundoemMenosTempo, Direto aos Pontos de Mudanças!  VEJA como Aqui e Agora.

 

Inscreva-se na Newsletter AQUI e fique por dentro de novas turmas, assim você já recebe o eBook Lapidando Diamantes gratuito!

 

Clarissa Corrêa
FORMADORA DE EXPERTS EM ENEAGRAMA | Analistas Comportamentais.

2 thoughts on “As faces ocultas do Presidente Bolsonaro – Análise Comportamental Eneagrama.

  1. Discordo da análise, visto que o apego exagerado a valores morais e éticos são muito mais intensos. Além da ansiedade evidente e da busca por discernimento externo no decorrer de toda sua vida. Outro fator é a rigidez em aceitar valores distintos dos seus. O medo está muito mais presente que a raiva.

    1. Acho que falamos o mesmo Henrique 🙂
      O foco intenso na moral e na ética, além da rigidez são mto fortes para o TIPO 1. Só discordamos mesmo com relação ao medo, já que a raiva é que sustenta o tipo. Grata por compartilhar seu insight!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *