5 Dicas Simples para se Auto-conhecer

Quando as pessoas lhe perguntam, “quem você é?” Ca entre nos, você sabe responder? Normalmente as pessoas conseguem responder a perguntas como, “o que você faz?”…Mas será que você realmente se conhece? Sabe definir seus pontos fracos, seus maiores desafios e pontos fortes? Não apenas isso, sabe qual a maior armadilha da sua personalidade? Seu centro de inteligência predominante, mecanismos de defesa e por ai vai?

Muitas pessoas tem enorme dificuldade de se auto-conhecer realmente. Parecem até que tem medo de descobrir outra identidade RsRs. Na realidade, esse movimento e necessário a quem quer crescer e alcançar objetivos e sonhos, o caminho do auto-desenvolvimento passa pelo autoconhecimento.

O que acontece com muita gente é pura auto-sabotagem, quando não quer ver sua realidade de um ponto de vista mais amplo, o que acontece naturalmente… quando bem lá no fundo, a pessoa sabe que tem muito a mudar para crescer.

Então ela se escamoteia; vejo acontecer às vezes até mesmo com participantes do workshop de Eneagrama, quando por exemplo, ”acham” que estão lá apenas para conhecer as pessoas de sua equipe de trabalho e não ”olham” elas mesmas. Mas nesse caso, não importa, pois no decorrer do processo a ficha cai e a pessoa passa a entender que sua parcela de responsabilidade para a qualidade dos relacionamentos pessoais e resultados profissionais, depende em primeiro lugar dela própria.

 

Veja a seguir 5 Dicas Simples para que você se auto-conhecer e se tornar a Melhor Versão de Você Mesmo: 

 

1-Faça um Acompanhamento para se auto-conhecer / Suporte em momentos de Mudanças:

Escolha alguma forma de ”tratamento” complementar como forma de você se cuidar, se equilibrar mantendo a energia do dia-a-dia em alta, driblando o stress. Para trabalhar seu corpo e mente, existem varias formas como meditação, Reiki, Acupuntura, Yoga…(agora com aval cientifico a estas técnicas), exercícios como a pratica de esportes…e a decisão de seguir ou desenvolver um caminho espiritual.

Para Espacamento dos Artigos
2-Se Auto-avalie com Honestidade:

Claro que a correria da vida faz com que nos esqueçamos de sentar e respirar; para apenas meditar, que ao contrario do que muitos pensam é o contrario de pensar, significa aquietar a mente. O que nem sempre é fácil, porém necessário para aumentar a energia, equilibrar as emoções e melhorar ou manter a saúde. Quando você estiver passando por uma dificuldade, sente e faça um auto-avaliação. Normalmente as pessoas fazem isso no final do ano, para ver se o ano foi positivo ou não. Mas auto-avaliação deve ser feita regularmente. Pense no rumo que sua vida está tomando, aspectos que deixou pra trás, sonhos e desejos, se realmente se sente feliz ou em paz e se não, pense: o que é preciso acontecer ou fazer pra eu me tornar uma pessoa mais leve e feliz?

Para Espacamento dos Artigos

3- Faça Práticas Introspectivas:

Com as práticas introspectivas você pode buscar serenidade e calma, duas questões importantes para você parar por algum tempo e buscar inspiração. Como pode ser feito? Através de uma caminhada silenciosa sem destino, o canto de alguns mantras, uma meditação profunda. Até mesmo sentado no sofá, olhando para o nada e sem nenhum pensamento é possível buscar uma introspecção, observando seus estados mentais. Experimente!!

Para Espacamento dos Artigos

4-Busque aprendizagem e sabedoria ao invés de passatempos: 

A leitura de qualidade é uma excelente forma de crescimento pessoal, alem de um ótimo hábito que nos leva ao autoconhecimento e alimenta nosso poder pessoal. Aprofunde-se nas leituras.

Para Espacamento dos Artigos

5-Dedique-se a atividades que lhe dão Prazer:

Sempre que esteja passando por uma fase difícil, pense nas coisas pelas quais você tem prazer em fazer. Desde uma caminhada, tomar um café em uma cafeteria, escrever, conversar com os amigos, cuidar do seu cachorro. Se você gosta desse momento e percebe que ele faz bem a você, dedique-se a fazer mais essa atividade. Reflita sobre a importância que ela tem na sua vida e o onde ela mais lhe agrega valor. Ela te faz sentir uma pessoa melhor?

Para Espacamento dos Artigos

No processo de autoconhecimento você precisa estar ciente do que quer fazer e para que. Fazer por fazer sem ao menos a intenção de se conhecer por dentro, de nada adiantará. Arrisque e comece a ousar.

Dica de ouro: Quando a pratica escolhida for mesclada ao autoconhecimento com eneagrama, você tem um caminho de crescimento muito claro, indicado pelo ponto de integração do seu eneatipo (tipo de personalidade)

 

Boa `caminhada`!

Clarissa Corrêa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *