3 Formas de Superar a Crise na Gestão de Talentos

 3 Formas de Superar a Crise na Gestão de Talentos

Não é raro encontrar uma relação líder / liderado um tanto conturbada. Segundo uma importante pesquisa, essa é uma das maiores causas de abandono de emprego. Uma coisa é certa, pessoas mudam! por outro lado, ninguém muda ninguém. Melhor ainda: Pessoas mudam, quando querem. (felizmente pessoas normais querem!)

Enfim, se você está infeliz com o modo com que é tratado e percebe que isso é comum no seu setor, se você percebe que ninguém tem uma convivência “pacífica” com seu líder (ou melhor, nesse caso o termo correto é chefe)…sinto dizer, mas ou você se muda ou suporta, simples assim!

Já vi verdadeiros “milagres” em termos de mudança, porque as pessoas querem melhorar e essa é a regra. Mas a exceção existe, eu mesma conheci um verdadeiro “ditador” que na época em que trabalhava em uma multinacional aqui em Joinville tornava a vida dos colaboradores tão ruim quanto a sua. Ele nunca passou por um trabalho profundo de eneagrama e coaching (provavelmente porque não quis, achava não ser preciso…). Resumindo: Essa pessoa persistiu na sua conduta e claro, dentro e fora da empresa, e acabou no xilindró por uma série de negócios escusos e malfeitorias.

Mas… porque cito esse case dos “avessos”? porque as vezes, mudar dói; então como aconteceu na época; percebi que nesse caso, existem dois tipos de pessoas, as que se resignam e pagam o preço da falta de atitude a longo prazo, já outras decidiram tomar algumas decisões pra resolver a situação, mesmo não sendo a curto prazo…

 

Crise na Gestão de Talentos: De Quem Depende a Mudança?

Meu objetivo aqui é dizer que a responsabilidade da sua vida, justamente em casos extremos, é sua! Busque a mudança; seja de empresa, se você gosta de sua área de trabalho, seja de setor mantendo-se na mesma empresa ou seja partindo para uma “carreira solo”; se você realmente tiver esse perfil… se tem um dom, um talento específico que não está sendo usado, ou se tem um sonho que se encaixa com esse estilo de vida. Então acredite em você e vá em frente!

 

Minha Dica de Ouro

Prepare-se antes da mudança! Algum sacrifício é positivo, como no exemplo, aturar um tirano é um grande sacrifício, mas só você pode dosar essa questão entre preparar-se para uma mudança de vida mantendo-se aonde está por um tempo, pra partir para novos vôos, conscientes.

Ter um bom relacionamento com seus líderes, inclusive o direto, é tão fundamental para sua qualidade de vida, quanto respirar. Como você pode se manter em uma alta frequência de satisfação, se vive com medo? ou crescer profissionalmente e se desenvolver, se vive sendo humilhado, mesmo que de forma velada? Sua qualidade de vida e crescimento profissional, dependem da sua energia hoje. Uma alta frequência energética incide na sua disposição e nos seus resultados. Ela está ligada a uma alta frequência em termos de harmonia e satisfação.

Se você trabalha em uma instituição que não tem esse valor interno – o de criar um ambiente de trabalho agradável e propício para extrair o melhor dos colaboradores – então prepare-se para mudar você e que essa “crise”, essa situação seja um dos pilares motivadores pra você tomar a melhor decisão para sua vida; fazer o seu melhor pra uma vida maior.

 

3 Formas de Superar uma Crise “pessoal” na Empresa

  • Afaste-se do Problema;

para que bloqueios emocionais não tornem sua visão turva. Dar um passo atrás é essencial para tomar decisões não impulsivas, pois amplia-se a visão e aumenta-se o leque de opções pra resolução do problema. (veja-se mentalmente de fora do problema, como se estivesse vendo uma tela, pode-se ver de cima, como se fosse uma vista aérea)

 

  • Questione Pensamentos e Crenças que lhe Façam Infeliz;

Por exemplo: “Mas essa é minha melhor oportunidade profissional”, “Não tenho como resolver isso, melhor me conformar” ou “Se é o que todos fazem, talvez seja melhor empurrar com a barriga”. Que pensamentos e crenças você pode escolher que lhe proporcionem crescimento?

 

  • Mude sua Atitude e suas Ações; 

Para que você atraia novas soluções, precisa desejar mentalmente, para depois sentir. Você alguma vez chegou tentou conquistar a garota bonita da festa com a crença de que não teria a chance? É exatamente isso, precisa acreditar, senão não faz. Mesmo que inseguro ou visivelmente com medo, você precisa agir. Tudo na vida é assim. Torne sua mente uma poderosa aliada sua, comece por visualizações principalmente a noite antes de dormir e ao acordar; até criar o hábito de visualizar a todo momento. Faça isso por você, é simples e poderoso.

*** Lembre-se; você pode encarar a crise como um perigo ou como uma grande oportunidade. Você é a única pessoa que representa seus Sonhos, responsável por usar seus Talentos e que tem Poder para mudar sua vida!

One thought on “3 Formas de Superar a Crise na Gestão de Talentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *